Professor da UNIFEI recebe prêmios da CAPES e Ministério da Infraestrutura e também da SARES por trabalhos publicados em sua tese de doutorado

O professor Rafael Silva Capaz, do IRN da UNIFEI, recebeu o Prêmio CAPES/MINFRA de Excelência em Pesquisa em Infraestrutura Edição 2021 na categoria Sustentabilidade. Foto: Arquivo Pessoal / CCS-CAPES

O professor Rafael, segundo da esquerda para a direita, durante a premiação em Brasília – DF no dia 17 de dezembro. Foto: Arquivo Pessoal / CCS-CAPES

O professor da UNIFEI em seu discurso no evento de premiação. Foto: Arquivo Pessoal / CCS-CAPES

Certificado recebido pelo professor Rafael Silva Capaz, do IRN da UNIFEI, durante a premiação da SARES. Imagem: SARES

O docente da UNICAMP Joaquim Eugênio Abel Seabra, orientador do doutorado do professor Rafael, também foi premiado durante o evento da SARES. Imagem: SARES

O professor Rafael Silva Capaz, do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), foi premiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e pelo Ministério da Infraestrutura (MINFRA) com o Prêmio CAPES/MINFRA de Excelência em Pesquisa em Infraestrutura Edição 2021, na categoria Sustentabilidade.

O docente foi contemplado devido ao artigo Mitigating carbon emissions through sustainable aviation fuels: costs and potential, publicado durante seu doutoramento em Planejamento de Sistemas Energéticos, que foi realizado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em cotutela com a Universidade Tecnológica de Delft – Technische Universiteit Delft (TUDelft, Holanda). O artigo tem como um dos seus autores a engenheira ambiental Elisa Guida, ex-aluna da UNIFEI, além dos professores Joaquim Seabra (UNICAMP), John Posada e Patricia Osseweijer, ambos da TUDelft.

A solenidade de entrega do prêmio aconteceu de forma presencial, no último dia 17 de dezembro, em Brasília – DF. Além do professor Rafael, mais quatro autores de artigos foram agraciados com a premiação nas categorias Aviação Civil, Ferrovias, Governança e Planejamento.

Em material veiculado sobre a premiação, Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica da CAPES, destacou a importância do fomento a pesquisas que atendam a demandas da sociedade: “Cabe ressaltar esse apoio da CAPES às pesquisas estratégicas, ou seja, que vão ao encontro dos interesses nacionais nas mais variadas áreas. No caso desta premiação, estamos falando sobre mobilidade, de situações reais do cotidiano brasileiro”.

Confira mais informações sobre a premiação realizada em:

O premiado

O professor Rafael Silva Capaz é docente na Universidade desde 2010. Ele é graduado em Engenharia Ambiental pela UNIFEI, onde também desenvolveu seu mestrado em Engenharia de Energia.

Na UNIFEI, o professor Rafael leciona as disciplinas Ciências do Ambiente, Energia e Meio Ambiente, Gestão Ambiental dos Setores Produtivos e Avaliação do Ciclo de Vida. Quanto a projetos realizados atualmente, ele tem participado de editais com o Núcleo Estratégico Interdisciplinar em Resiliência Urbana (NEIRU) e atua no Grupo de Estudos em Energia (GEN).

O Prêmio

O Prêmio CAPES/MINFRA de Excelência em Pesquisa em Infraestrutura foi criado mediante a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre a CAPES e o Ministério da Infraestrutura, em 2021, e tem por objetivo estimular e reconhecer a produção de artigos em periódicos acadêmicos ou científicos voltados para a temática de Infraestrutura.

Em sua primeira edição, foi outorgada premiação a artigos científicos de alta qualidade e relevância, aceitos e/ou publicados em periódicos científicos, que tratassem de assuntos relacionados a Aviação Civil, Ferrovias, Governança, Planejamento e Sustentabilidade.

Na categoria Sustentabilidade, na qual se enquadra o artigo do professor Capaz, normalmente são premiados trabalhos relacionados a temas como: Aspectos dos Fatores Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) a serem considerados no setor de transportes; Mercado de carbono em projetos de infraestrutura de transportes e Custo-efetividade de soluções para a promoção de sustentabilidade nas infraestruturas de transportes.

Para mais informações sobre o Prêmio CAPES/MINFRA de Excelência em Pesquisa em Infraestrutura, basta acessar:

Prêmio da SARES

O professor Capaz foi ainda premiado pela International Sustainable Aviation and Energy Research Society (SARES) com o prêmio Young Scientist Award (Prêmio Jovem Cientista) 2021, também devido aos trabalhos desenvolvidos durante seu doutoramento.

A premiação aconteceu de forma on-line na sessão de fechamento do International Symposium on Sustainable Aviation (ISAA’21), no último dia 27 de novembro. Todos os anos, a SARES concede prêmios em diferentes categorias a cientistas e pesquisadores que trabalham em aviação e energia sustentáveis.

Em contato com a Secretaria de Comunicação da UNIFEI, Rafael contou que trabalha, desde a época de sua graduação, com o professor Luiz Augusto Horta Nogueira, aposentado da UNIFEI e membro da Sociedade Brasileira de Bioenergia. Como a premiação da SARES estava aberta para inscrições, o professor Horta indicou o seu nome e o do seu orientador de doutorado na UNICAMP, professor Joaquim Seabra, para concorrerem em duas categorias distintas, uma vez que ele acompanhou de perto os trabalhos desenvolvidos no doutoramento.

“Até o momento, eu não conhecia a SARES, mas fiquei bem impressionado com a qualidade dos trabalhos e discussões durante o evento”, disse o docente da UNIFEI sobre a premiação de que participou.

Mais informações sobre os prêmios concedidos pela SARES estão em https://www.sares.org/issa.

[Matéria produzida com informações da CCS/CAPES e da SARES]