Professor da Universidade de Genebra visita Reitoria da Unifei e faz palestra sobre Internacionalização da Educação

No dia 8 de fevereiro, sexta-feira, às 10h45, o professor Abdeljalil Akkari, da Universidade de Genebra, na Suíça, foi recepcionado na Reitoria da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) pelos professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor; José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete, e Danilo Henrique Spadoti, diretor substituto de Relações Internacionais. Também participou da visita o professor Cláudio Carlan, diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

Na oportunidade, o professor José Arnaldo apresentou aos visitantes vídeos sobre a cidade de Itajubá e sobre a Unifei, destacando as diversas atividades realizadas no campus sede e no de Itabira, e comentou sobre o ecossistema de empreendedorismo local. Por sua vez, o professor Dagoberto comentou sobre o logotipo da Unifei, que foi recentemente reestilizado, explicando as razões dessa atualização. Ele também ofereceu ao professor Akkari um exemplar do livro Unifei: 100 Anos de História, alusivo ao primeiro centenário da Instituição. Na ocasião, também foram tratados temas visando uma futura colaboração entre as instituições.

Às 14 horas, os visitantes participaram de uma reunião no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), na qual estiveram presentes os professores: Caio Fernandes, pró-reitor adjunto de Graduação; Ana Carolina Sales, coordenadora do Centro de Educação (Ceduc), Luiz Felipe Silva, representante do Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (DTecS), e os professores Maurílio Pereira Coutinho e Danilo Henrique Spadoti, representantes da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Unifei.

Palestra

Às 15h30, o professor Abdeljalil Akkari ministrou a palestra “Educação intercultural: uma análise das desigualdades educativas na perspectiva da internacionalização da política educacional”, na Sala Mahle, do IEPG, organizada pela DRI e destinada a alunos e professores. No início, o palestrante foi apresentado pelo chefe de Gabinete da Reitoria, responsável por sua visita à Unifei. José Arnaldo comentou que havia conhecido o professor Abdeljalil Akkari durante um congresso em Genebra e, desde então, planejava uma visita do docente ao Brasil.

A palestra focou em quatro pontos principais sobre o tema, sendo discutidas as seguintes questões: a internacionalização como um assunto novo nas universidades, por que queremos internacionalizar as instituições, quais são as estratégias corretas para a internacionalização e o que diz o estatuto sobre a internacionalização nas universidades brasileiras. A palestra foi finalizada com perguntas dos presentes.

Sobre o palestrante

Abdeljalil Akkari atualmente dirige a linha de pesquisa Dimensões Internacionais da Educação na Universidade de Genebra. Ele já atuou nas Universidades de Freiburg, na Suíça, e em Maryland, nos Estados Unidos, e foi Pró-Reitor de Pesquisa da Haute Ecole Pédagogique Berne-Jura-Neuchâtel, também na Suíça.

O professor publicou recentemente um artigo sobre “Les impasses de l école multiculturelle et de l école républicaine dans une perspective comparative”, na Revista Suíça de Ciências da Educação, e também, em 2008, a obra “Educational ideas from the majority world”, pela editora Sage.

Seus principais trabalhos de pesquisas são relativos à educação intercultural, a análise das desigualdades educativas e a internacionalização da política educacional. Atualmente, ele trabalha em uma pesquisa comparativa e internacional sobre o tema “Educação, escolarização e identidades nos contextos multiculturais”.

Além de lecionar na Universidade de Genebra, Akkari viaja o mundo todo, fazendo palestras, e contribui com a Organização das Nações Unidas (ONU) em questões sobre educação e refugiados.

Durante visita à Reitoria, os professores Abdeljalil Akkari e Cláudio Carlan foram recepcionados pelos professores Dagoberto, José Arnaldo e Danilo Spadoti.

> O professor Dagoberto ofereceu ao visitante um exemplar do livro Unifei: 100 Anos de História.

À tarde, o professor Akkari realizou na Sala Mahle do IEPG uma palestra sobre internacionalização da educação.