Professor visitante do Equador realiza diferentes ações com alunos de graduação e de programas de pós-graduação da Unifei

O professor Frank Alexis, professor titular e vice-chanceler de Pesquisa e Inovação da Universidade Yachay Tech, do Equador, teve uma agenda com disciplinas para alunos dos programas de pós-graduação Multicêntrico em Química e de Materiais para Engenharia.

Entre os dias 05 e 12 de agosto, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) recebeu a visita de Frank Alexis, professor titular da Universidade Yachay Tech, do Equador, que, além de palestras, ministrou aulas sobre a temática de Drug Delivery Technology, no Auditório de Biomateriais, no bloco J2 do campus sede, transmitidas por videoconferência para o campus de Itabira.

O evento, viabilizado por meio do edital nº 01/2019-PRPPG/SRI (Programa de Apoio a Vinda de Professor/Pesquisador Visitante do Exterior-PVExt) com o objetivo de iniciar a colaboração entre as duas universidades, foi organizado pelo professor Frederico Barros de Sousa, do Instituto de Física e Química (IFQ), que contou com a colaboração de outros docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (PPGMQ-MG).

Durante sua visita à Unifei, o docente teve uma agenda com disciplinas para alunos dos programas de pós-graduação Multicêntrico em Química e de Materiais para Engenharia. Ele também apresentou três palestras sobre linha de pesquisa do seu grupo, possibilidades e estrutura da Universidade de Yachay Tech e também sobre biotecnologia e startups, que foram abertas a toda a comunidade e das quais participaram docentes e discentes de vários cursos. Uma das palestras do professor integrou a Semana Acadêmica de Química (SEMQ), na qual foi expressiva a participação dos alunos.

Em colaboração com o Programa de Cooperação Brasil Sul-Sul (Coopbrass), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o professor Frederico está desenvolvendo um projeto, como coordenador local, com o professor Frank Alexis, que é o coordenador estrangeiro. O projeto ainda está em fase de avaliação e conta com a participação dos docentes do PPGMQ-MG Juliana Fedoce Lopes e Fábio da Silva Lisboa, ambos do IFQ.

Segundo os participantes, as atividades realizadas durante a visita do professor Frank Alexis foram uma oportunidade de interação da comunidade acadêmica com um pesquisador que atua em ciência básica e na fronteira do conhecimento, envolvendo-se com a área de proteção intelectual e abertura de empresas correlatas à Ciência e Tecnologia. No primeiro semestre de 2020, o professor Frank Alexis deverá visitar novamente a Unifei para a atividade final do projeto.

Sobre o palestrante

Como pós-doutorando no Brigham and Women’s Hospital, no laboratório do Dr. Omid Farokhzad, e pesquisador afiliado no Massachusetts Institute of Technology, de 2006 a 2009, no laboratório do professor Robert Langer, Frank Alexis desenvolveu tecnologias de nanopartículas poliméricas incluindo nanopartículas direcionadas para terapia do câncer, administração oral de medicamentos e vacinas.

Além disso, o professor possui uma vasta obra publicada, dentre elas manuscritos, patentes, resenhas e capítulos de livros. Em outubro de 2018, ele fundou a BiodiverSource, uma empresa no Equador dedicada a biomateriais de ambientes de biodiversidade com propriedades únicas, incluindo celulose, para laboratórios de pesquisa, instituições e indústrias.

Frank Alexis ingressou na Yachay Tech University em 2017 e seus interesses de pesquisa são na área de biomateriais naturais, biomateriais antimicrobianos, biorremediação, imunoestimulantes naturais para aquacultura, biomateriais para agroindústria e nanomateriais. Trata-se de uma universidade pública sediada em Urcuquí, província de Imbatura, Equador.

Além de professor titular, Frank Alexis ocupa a posição de vice-chanceler de Pesquisa e Inovação dessa universidade.