Professores e alunos prestigiam o NEaD Portas Abertas 2018

Realizado no dia 11 de abril, o evento que abre as portas do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de Itajubá (NEaD Unifei) para a comunidade em geral foi bem produtivo.

As palestras proferidas pela professora Alessandra Rodrigues, do Instituto de Física e Química (IFQ), e Marcelo Bastos tiveram um público de professores, tutores e gestores atentos e curiosos. “Os temas ‘As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Escola: possibilidades de integração curricular’ e ‘Conceitos de Design para Produção de Material Didático’, respectivamente, foram abordagens atuais e que enriqueceram nosso público. Ficamos honrados com a sala cheia”, comentou a coordenadora geral do NEaD Unifei, professora Cláudia Eliane da Matta, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE).

Durante o evento, Cláudia teve a oportunidade de reunir gestores de escolas municipais e estaduais para apresentar a estrutura e os cursos oferecidos pelo NEaD. Entre os presentes estavam a diretora da Superintendência Regional de Ensino, Silvia Teixeira; a secretária municipal de Educação de Itajubá, Mariângela Alves, e outros integrantes das duas instituições.

No final do dia, alunos de Licenciatura da Unifei participaram de uma competição educacional, cujo objetivo era montar um roteiro de aula para o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Ao todo, foram 11 grupos participantes que, avaliados por jurados, tiveram uma pontuação para a escolha daquele que mais se destacou com o tema ‘Sustentabilidade’.

O grupo premiado, que escolheu entre as ferramentas educacionais um infográfico, um vídeo, questionário, textos, histórias em quadrinhos e podcast, recebeu mais de 12 brindes diversos. Todos os presentes receberam certificados de participação e o NEaD fez agradecimentos especiais aos apoiadores do evento.

O NEaD Portas Abertas acontece anualmente na instituição. O próximo evento aberto ao público tem previsão para acontecer em novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Educação a Distância, e todos os meses, há oferta de oficinas de capacitação pelo NEaD Unifei.

Mais informações sobre o NEaD Portas Abertas estão em https://nead.unifei.edu.br/component/content/article?id=315. As fotos do evento estão em flic.kr/s/aHsmdX3Q2d e as palestras realizadas podem ser conferidas na íntegra em www.youtube.com/user/Neadunifei.

* Texto produzido com base em material veiculado pelo NEaD Unifei.

A professora Alessandra Rodrigues, do IFQ, falou sobre ‘As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Escola: possibilidades de integração curricular’.

Marcelo Bastos fez a palestra sobre ‘Conceitos de Design para Produção de Material Didático’.

Gestores de escolas municipais e estaduais conheceram a estrutura e os cursos oferecidos pelo NEaD.

O NEaD Portas Abertas acontece anualmente na instituição.