Programa Residência Pedagógica da Unifei promove imersão na realidade escolar para valorização da experiência e da formação docente

Atividade realizada em sala de aula na Escola Estadual Florival Xavier, no bairro Rebourgeon, em Itajubá, como parte do projeto “Afroconsciência”.

Atividade realizada em quadra poliesportiva na Escola Estadual Florival Xavier, também como parte do projeto “Afroconsciência”.

O projeto “Matemática na vida: aplicações de logaritmos” foi realizado com alunos do 1º Ano da Escola Estadual Barão do Rio Branco, com o objetivo de contextualizar o conteúdo de logaritmo e mostrar a importância da Matemática para outras áreas da Ciência, buscando trabalhar letramento tecnológico e científico com a abordagem dos assuntos: alcalinidade e acidez de substâncias, aplicação de logaritmo em Biologia e terremotos.

O projeto Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade, realizado na Escola Estadual Barão do Rio Branco, no bairro da Imbel, em Itajubá, tratou sobre bullying na escola.

Atividade realizada na Escola Estadual Barão do Rio Branco, no projeto Tecnologias para redução das desigualdades através da criação de mídias: máquinas térmicas.

Atividade na Escola Estadual Major João Pereira, utilizando séries como estratégia para abordar assuntos interdisciplinares.

Atividades do projeto interdisciplinar Geometria e Arte realizado na Escola Estadual Major João Pereira, no bairro São Vicente, em Itajubá.

Atividades do projeto Arte e Tecnologia como instrumento para o ensino interdisciplinar, realizado na Escola Estadual Major João Pereira.

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de Educação Básica, a partir da segunda metade de seu curso.

O projeto institucional da Unifei almeja a construção da experiência docente como caminho para a valorização e fortalecimento da profissão docente e se articula com uma proposta interdisciplinar envolvendo suas quatro licenciaturas presenciais: Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química.

Os quatro cursos desenvolvem projetos com a temática “Letramentos múltiplos e trabalho docente na área de Ciências da Natureza e de Matemática” junto a três escolas estaduais da cidade de Itajubá: Barão do Rio Branco, Florival Xavier e Major João Pereira, localizadas, respectivamente nos bairros da Imbel, Rebourgeon e São Vicente.

Nestas escolas, em 2018, foram desenvolvidos vários projetos interdisciplinares, cujas fotos são apresentadas ao final desta matéria. Em 2019, diferentes ações estão sendo preparadas e desenvolvidas e englobam monitorias, simulados, oficinas, aulas em laboratório e aulas de disciplinas específicas envolvendo diferentes abordagens e recursos, além de novos projetos interdisciplinares que, em breve, serão divulgados.

Sobre o PRP

Conforme matéria já veiculada anteriormente no site da Unifei, o Programa Residência Pedagógica propõe que o aluno residente fique imerso na realidade da escola, devendo cumprir 440 horas de atividades, e que experimente, junto ao professor com quem está atuando, o que é o cotidiano escolar e o trabalho em uma escola. O programa tem uma proposta parecida com a do estágio, mas possui carga horária e intensidade maiores.

O PRP tem a intenção de melhorar o ensino nas escolas do Brasil, promover a integração do ensino superior e o ensino básico em escolas estaduais e municipais e ajudar a desenvolver um ensino de qualidade nas salas de aula, contribuindo, assim, para a valorização do magistério.

Na Unifei, o PRP conta com 25 residentes, dos quais 24 são bolsistas e um é voluntário. Dentre os discentes, 11 cursam Ciências Biológicas, 06 são do curso de Física Licenciatura, 04 estão cursando Química Licenciatura e 04 são de Matemática Licenciatura.

Os docentes responsáveis pelo PRP na Unifei são: Eliane Matesco Cristovão, do Instituto de Matemática e Computação (IMC), coordenadora institucional do programa; Mikael Frank Rezende Júnior e Paloma Aline Alves Rodrigues, ambos do Instituto de Física e Química (IFQ), e Janaína Roberta dos Santos, do Instituto de Recursos Naturais (IRN). Também fazem parte do programa os professores Cléber Di Tano Camargo, da Escola Estadual Barão do Rio Branco; Anderson Marcelo Gomes, da Escola Estadual Florival Xavier, e Maria Aparecida Schumann de Melo, da Escola Estadual Major João Pereira.

Para acompanhar as ações do PRP Unifei, consulte as páginas por escola no Facebook e, em breve, o site do Programa na Unifei:

PRP – Unifei na Escola Estadual Major João Pereira – https://www.facebook.com/PRP.UNIFEI.MAJOR/

PRP – Unifei na Escola Estadual Barão do Rio Branco – https://www.facebook.com/residenciaunifeibarao/