Projeto Árvore dos Sonhos UNIFEI realiza entrega de presentes a crianças de escola de Itajubá

Os estudantes da UNIFEI realizaram, em dezembro passado, a entrega de presentes a alunos do CIEM Professora Geralda Cerávolo Rodrigues, no bairro Santa Luzia, em Itajubá.

Na edição de 2019, o projeto Árvore dos Sonhos atendeu a 206 crianças com idades entre 4 e 10 anos.

A equipe do PET Engenharia de Produção conta com o apoio do professor Carlos Henrique Pereira Mello, do IEPG.

Por meio das atividades que realiza, o PET Engenharia de Produção busca obter habilidades, competências e experiências que possibilitem o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional de todos os integrantes.

O minicurso foi ministrado em Brazópolis para uma turma de 25 alunos do CEP.

No dia 4 de dezembro, os integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia de Produção, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), juntamente com membros do PET Mecânica e da equipe Ex Machina, realizaram, por meio do projeto Árvore dos Sonhos UNIFEI, a entrega de presentes a alunos do Centro Integrado de Educação Municipal (CIEM) Professora Geralda Cerávolo Rodrigues, localizado no bairro Santa Luzia, em Itajubá.

O projeto Árvore dos Sonhos UNIFEI acontece anualmente desde 2016 e foi idealizado pelo PET Engenharia de Produção. A ideia da atividade é ajudar diversas escolas da comunidade, possibilitando que um grande número de alunos possa ser atendido. Na edição de 2019, o projeto atendeu a 206 crianças com idades entre 4 e 10 anos.

Cerca de 40 alunos das três equipes da UNIFEI participaram do projeto, ficando responsáveis por encontrar pessoas que pudessem contribuir com a doação de presentes. As doações foram realizadas por familiares dos participantes, alunos e professores da UNIFEI, bem como pela comunidade itajubense, que pôde fazer a sua contribuição em contato pelo Facebook do projeto.

Diversos presentes foram solicitados pelas crianças, como bola, boneca, carrinho, drone, gift card e material escolar, entre outros. A UNIFEI disponibilizou um carro e um ônibus para o dia da entrega dos presentes e, na ocasião, dois membros do PET Engenharia de Produção se vestiram de Papai Noel.

Segundo Danielle Haddad, integrante do PET Engenharia de Produção, a participação em projetos como este é importante para o desenvolvimento da responsabilidade social. Já para Maria Clara Guedes Torres, também membro da equipe, é necessário transpor os limites da Universidade para conhecer a realidade da sociedade e, dessa forma, poder contribuir para o seu desenvolvimento. Além disso, a aluna relatou que a integração entre os PET’s envolvidos e a Ex Machina foi importante, pois possibilitou troca de experiências e aprendizado para todos.

Outras atividades

No dia 31 de agosto de 2019, a equipe de Excel do PET Engenharia de Produção ministrou o minicurso básico/intermediário para alunos de Ensino Médio/curso técnico do Centro de Educação Profissional (CEP) Tancredo Neves, em Brazópolis – MG.

O minicurso foi ministrado para uma turma de 25 alunos, com níveis de aprendizado diferentes. Dessa forma, a equipe PET Engenharia de Produção precisou adaptar o conteúdo do minicurso, de acordo com o nível de conhecimento prévio dos discentes, de forma que a aprendizagem por parte destes ocorresse satisfatoriamente.

Segundo os integrantes do PET, a aplicação do minicurso trouxe benefícios a eles mesmos, de maneira que puderam aumentar o conhecimento sobre o software Excel, desenvolver a oratória, a organização e o trabalho em equipe.

No ano de 2019, por meio de minicursos como o do CEP de Brazópolis, o grupo arrecadou caixas de leite, que foram doadas para as instituições Lar da Providência e Anjo Acolhedor, em Itajubá, e também participou do evento Bota pra Fazer, organizado pelo PET Administração.

O PET Engenharia de Produção pretende desenvolver em 2020 mais minicursos como esse, visando desempenhar um trabalho social que envolva escolas de Itajubá, além de outros trabalhos no período da Páscoa e no Dia das Crianças.

Sobre a equipe

O PET Engenharia de Produção é composto por alunos do curso de Engenharia de Produção da UNIFEI e realiza atividades nas áreas de Ensino, Extensão e Pesquisa, de forma a contribuir, em diferentes aspectos, com a sociedade. Atualmente, o grupo tem como tutor o professor Carlos Henrique Pereira Mello, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG).

A equipe é dividida em três áreas e seus integrantes desenvolvem diversas atividades no decorrer da graduação. A primeira foca no Ensino, em que os participantes ministram cursos de Excel e Solidworks; a segunda área é a de Extensão, na qual são desenvolvidas atividades como Lego/5S e Curso de Oratória; e, por fim, a última área trabalha com a Pesquisa. Por meio desses trabalhos, a equipe busca obter habilidades, competências e experiências que possibilitem o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional de todos os seus membros.

De acordo com a equipe, ações sociais são importantes para promover a aproximação entre o ambiente acadêmico e a comunidade externa e contribuir no desenvolvimento de ambos.