Projeto da Unifei conscientiza estudantes de Itabira sobre energia sustentável

Ao todo, 143 estudantes participaram do projeto.

Durante a visita, os jovens puderam conhecer equipamentos dos laboratórios do campus de Itabira.

Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus de Itabira, recebeu 143 alunos do ensino médio e fundamental itabirano para o Projeto de Popularização de Conceitos e Tecnologias de Geração de Energia com Fontes Renováveis e Eficiência Energética (Poptec). Realizada anualmente, a ação tem como objetivo expor os principais conceitos de fontes de energia renováveis para estudantes de Itabira e região, além de apresentar-lhes a estrutura do campus.

Durante os quatro dias, alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar e das escolas estaduais Professora Marciana Magalhães, Professora Palmira Morais e Mestre Zeca Amâncio visitaram instalações da Universidade e aprenderam um pouco mais sobre energias renováveis e eficiência energética.

Além das palestras e visita a laboratórios, foi promovido um jogo de perguntas e respostas sobre os temas. Integrante da equipe de organização do Poptec, Gilliane Assis explicou como a dinâmica pode facilitar o entendimento das explicações. “Essa dinâmica tinha o intuito de deixar nossa interação com os alunos um pouco mais descontraída. Acabou sendo uma forma mais simples para vermos se eles conseguiram absorver o conteúdo ensinado”, explicou ela.

A estudante de Engenharia Ambiental reforçou que, além de chamar a atenção dos jovens e crianças para um uso mais sustentável das fontes de energia, a iniciativa é um convite para que os participantes ingressem na Unifei. “Nosso objetivo é alertar sobre a necessidade de se diversificar a matriz energética e melhorar o aproveitamento do uso da energia, a fim de que sejam garantidos recursos para as gerações futuras. Além do mais, para alguns foi a primeira visita ao campus, então pudemos mostrá-los as oportunidades que uma universidade pública tem a oferecer”, finalizou a aluna.