Projeto leva centenas de estudantes de Itabira e região a conhecer o campus de Itabira

Os visitantes puderam conhecer laboratórios e aprender um pouco sobre o funcionamento.

A Bateria Calangodum foi uma das atrações musicais do evento.

Professores e estudantes das escolas expressaram a satisfação pela oportunidade.

Conhecer a Unifei e tudo o que uma universidade pública de qualidade pode oferecer. Assim foi a sexta-feira, dia 28 de setembro, de aproximadamente 400 estudantes de ensino médio de Itabira e região, que participaram do projeto Unifei Portas Abertas.

Divididos entre os turnos da manhã e da tarde, os visitantes foram recebidos com atrações musicais e, após uma breve apresentação institucional, puderam visitar os laboratórios da Universidade, conhecer projetos de extensão, interagir com universitários das equipes tecnológicas e empresas juniores e ainda obter informações acerca dos cursos oferecidos pela Unifei em Itabira.

Nesta edição foram recebidos estudantes de escolas de Itabira, João Monlevade e Passabém e jovens do Projeto Adolescer de Mariana e Santa Bárbara. Os visitantes foram guiados por alunos da Unifei, que puderam compartilhar um pouco da experiência acadêmica.

Estudante do 3º ano na Escola Estadual Alberto Pereira Lima, de João Monlevade, Dênis Fernandes contou o que mais lhe impressionou durante o projeto e disse que já vive a expectativa de entrar na universidade: “Gostei muito do que vimos nos laboratórios. Eu, que faço um curso na área mecânica, fiquei fascinado ao encontrar alguns equipamentos, como tornos gigantes. Poder entrar na universidade e ter esse tipo de contato anima ainda mais a vir estudar aqui”.

O projeto Unifei Portas Abertas representa uma oportunidade não só para futuros candidatos, mas também para quem já faz parte da comunidade acadêmica. Cursando o 6º período de Engenharia Mecânica, André dos Reis apresentou a história, os títulos e os equipamentos da Drumonsters, equipe de robótica do campus. Ele falou sobre como os projetos desenvolvidos na Universidade podem aproveitar a iniciativa para se tornarem mais conhecidos: “Temos uma grande chance para divulgar nosso nome e as tecnologias que existem dentro da Unifei, inclusive para quem estuda aqui dentro, pois tem muita gente que não conhece. Esta experiência ajuda a gerar um interesse pela tecnologia e pela área da robótica, que está crescendo muito e não é tão complexa quanto algumas pessoas pensam”.

Com a edição deste ano, o projeto Unifei Portas Abertas ultrapassou a marca de mais de 1.300 alunos atendidos, entre alunos de ensino fundamental e médio. O professor Gláucio Marcelino Marques, do Instituto de Ciências Puras e Aplicadas, coordenador do projeto, comemorou o sucesso da ação: “É muito gratificante poder trazer estes estudantes aqui. Nosso maior objetivo é mostrar a excelência da Unifei e tudo o que ela pode oferecer, de forma gratuita. E esse tipo de ação já tem trazido resultados: o número de ingressantes de Itabira e região cresce gradativamente a cada ano”.