QuiTrupe apresenta peça teatral Alice Cientificamente Comprovada

Os integrantes da Quitrupe que fizeram parte da peça teatral Alice Cientificamente Comprovada.

A peça Alice Cientificamente Comprovada sendo apresentada no Ciência em Cena.

Membros da Quitrupe no evento Ciência em Cena, em Macaé – RJ.

A QuiTrupe, um dos projetos de extensão da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), aberto a todos os cursos com a intenção de levar as escolas o conhecimento científico, apresentou, em agosto passado, a peça teatral Alice Cientificamente Comprovada, no Centro de Vivências, no campus sede, e no evento Ciência em Cena, em Macaé – RJ. Em Itajubá, o evento reuniu um público de 30 pessoas, formado por alunos e professores da Universidade e membros da comunidade itajubense.

A peça foi escrita por Lucas César com o auxílio de Júnior Archanjo, que também ajudou na organização junto com Jade Carvalho Ferreira, bolsista do projeto, e Jane Raquel, coordenadora do projeto.

Fazem parte do elenco da QuiTrupe: Amanda Beatriz Nascimento, Ana Caroline Vieira Correia, Cybele Talita Silva, Gabriel dos Santos e Silva, Jéssica Dessihe Canuto Flora da Silva, Juliene Moraes de Faria, Larissa Paulino Leandro, Lucas de Freitas Dorça, Matheus Gabriel Guardino dos Santos, Yumi dos Santos Terasaka. E nos bastidores atuam: Izabella Rizzo Contarini, Jade Carvalho Ferreira e José Vinícius Archanjo Júnior.

A peça Alice Cientificamente Comprovada tem como objetivos; levar para os alunos dos ensinos fundamental e médio questionamentos sobre o que é ciência e qual o percurso dos cientistas, questionar se existe uma verdade absoluta e promover a quebra do estereótipo criado em torno do cientista. Como benefício pode ser destacado o fato de a peça aproximar o público em geral da temática científica e mostrar que a ciência está no cotidiano e pode ser divertida.

O desenvolvimento da peça teatral teve início no segundo semestre de 2017, com a elaboração do roteiro. Durante quase um ano, o grupo ensaiou, confeccionou os figurinos e escolheu as músicas para que pudesse apresentar o teatro.

A QuiTrupe levou a peça para apresentar em Macaé – RJ no evento Ciência em Cena, que é um encontro de grupos de teatro de divulgação científica de todo o Brasil. O auditório municipal foi o palco da apresentação, que possui uma grande estrutura de som e luz.

A apresentação foi feita para membros de teatros de divulgação científica de vários lugares do Brasil. A experiência permitiu aos integrantes da QuiTrupe crescerem como divulgadores científicos e adquirirem mais experiências sobre teatro.

Mais informações sobre a QuiTrupe e sobre esse e outros eventos podem ser encontradas na página do grupo no Facebook: https://www.facebook.com/quitrupeunifei/.