Reitor da UNIFEI visita primeira subestação digital da rede básica do Sistema Interligado Nacional

O reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni, visitou a Subestação Lorena a convite da ISA CTEEP, maior empresa privada de transmissão do setor elétrico brasileiro. Foto: Thiago Rodrigues – Relações Institucionais/ISA CTEEP

A diretoria da empresa apresentou o projeto da primeira subestação digital da rede básica do SIN e conduziu uma visita guiada à Subestação Lorena. Foto: Thiago Rodrigues – Relações Institucionais/ISA CTEEP.

No dia 19 de outubro, o reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), professor Edson da Costa Bortoni, realizou uma visita guiada à primeira subestação digital da rede básica do Sistema Interligado Nacional (SIN), desenvolvida pela Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA CTEEP) e recentemente inaugurada em Lorena – SP.

Além do professor Edson Bortoni, estiveram presentes o diretor de Planejamento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Thiago Guilherme Ferreira Prado; o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sandoval de Araújo Feitosa Neto, acompanhado de outros representantes do órgão regulador; o prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini; a diretora de Avaliação de Impacto Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Mayla Matsuzaki; membros do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e os professores Carlos Alberto Villegas Guerrero e Airton Violin, ambos do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) da UNIFEI.

Os convidados foram recebidos por membros da diretoria da ISA CTEEP. A companhia foi representada pelo diretor executivo de Projetos, Dayron Urrego; pela diretora executiva de Novos Negócios, Silva Wada; pela diretora executiva de Operações, Gabriela Desiré, e pelo diretor de Gestão da Regulação, Cláudio Domingorena, que apresentaram a subestação Lorena e conduziram a visita. O evento contou com um grupo pequeno de pessoas e seguiu todas as regras de prevenção ao contágio do COVID-19.

ISA CTEEP

A ISA CTEEP é a maior companhia privada de transmissão do setor elétrico brasileiro. Ela opera uma complexa rede, responsável por 33% de toda energia elétrica transmitida no Brasil e 60% da que é transmitida na região Sudeste do país.

A empresa foi fundada em 1999 após a divisão dos ativos da estatal paulista Companhia Energética de São Paulo (CESP). Além disso, em 2001, a ela incorporou a Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica (EPTE), resultante do desmembramento da Eletropaulo.

Atualmente, a ISA CTEEP conta com uma capacidade instalada de 70,5 mil MVA de transformação, com mais de 19 mil Km de linhas de transmissão, 26 mil Km de circuitos, 2.438 Km de cabos de fibra ótica próprios e 140 subestações, em operação e em construção, com tensões de até 550 KV.

Subestação Lorena

A primeira subestação digital da rede básica do SIN reforça o comprometimento da ISA CTEEP com a inovação e a descarbonização da matriz energética brasileira, contribuindo com a eficiência do sistema de transmissão brasileiro. Ela conta com a aplicação de sistemas digitais que possuem tecnologias como big data e conexões em fibra ótica, objetivando alcançar maior disponibilidade e eficiência na prestação de serviços e melhor confiabilidade na coleta de informações para tomada de decisão.

Com a construção da nova subestação, a ISA CTEEP irá duplicar o abastecimento de energia para a região do Vale do Paraíba, tendo a capacidade de atender até duas cidades do porte de São José dos Campos – SP.

Além disso, por ser digitalizada, a Subestação Lorena é mais sustentável, possibilitando a redução em 50% do uso de cabos e estruturas. O uso de fibra óptica também garante mais segurança aos técnicos, uma vez que eles não precisam intervir diretamente e de forma constante nos circuitos, já que esse trabalho é feito da sala de comando.