Representantes da Flex Brasil visitam Unifei e fazem palestra sobre suas atividades

A Unifei recebeu a visita de representantes da empresa Flex Brasil.

O diretor geral da empresa, Leandro Santos, ministrou no auditório do Excen uma palestra sobre as oportunidades de emprego e de negócios oferecidas pela Flex.

A palestra foi acompanhada por professores, alunos e servidores da Unifei.

No dia 04 de outubro, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), recebeu a visita do diretor geral da Flex Brasil, Leandro Santos, ex-aluno da Instituição, e de outros representantes da empresa sediada em Sorocaba – SP, que compõe a Flex Ltd., multinacional que presta serviços no setor de manufatura de produtos eletrônicos, como celulares, notebooks e carregadores, entre outros, estando presente em mais de 100 localidades em todo o mundo.

Os visitantes foram recebidos, inicialmente, na Reitoria pelos professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor da Unifei; José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria, Edson de Oliveira Pamplona, responsável pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), pela qual também esteve presente o servidor Alessandro Augusto Nunes Campos, coordenador de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento.

Participaram ainda da visita o secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá, engenheiro José Fernando Grassi Bissacot, e Carlos Vitor Rodrigues Conti, diretor de Inovação da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai).

Segundo o diretor geral da empresa, Leandro Santos, o objetivo da visita foi estreitar as relações entre a Flex Brasil e a Unifei por meio de parcerias que visam obter crescimento tecnológico, didático e empresarial. Durante a apresentação sobre a empresa, ele disse que, a Flextronics, como era conhecida anteriormente a empresa, foi fundada em 1969 e sua sede administrativa está localizada em San José, Califórnia, nos Estados Unidos da América.

Também foi feita uma apresentação da Universidade por meio de vídeo institucional e, na sequência, o reitor, professor Dagoberto, passou ao diretor geral da empresa Flex um exemplar do livro “Unifei: 100 Anos de História”, que faz referência ao primeiro centenário da Instituição.

Palestra no Excen

Após o encontro na Reitoria, os visitantes realizaram no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) da Unifei uma apresentação institucional da Flex Brasil e dos seus processos de atração de talentos para a empresa, como os programas de estágio e de trainee.

O diretor geral da Flex Brasil, Leandro Santos, disse que, atualmente, vive-se a “Revolução da Inteligência” e que é preciso criar um mundo conectado e melhor. Segundo ele, existem muitas mudanças acontecendo e há necessidade de novos métodos e modelos econômicos, pois alguns recursos já estão escassos e exige-se um crescimento sustentável, o que faz com que grandes empresas de tecnologia tenham que se reinventar.

Ele também falou sobre o Sinctronics, um ecossistema integrado de soluções sustentáveis voltado para o mercado de produtos eletroeletrônicos do Brasil, o qual, desde sua criação, construiu um modelo inovador e regenerativo para a logística reversa de eletrônicos.

Outro executivo da empresa, Carlos Ohe, diretor de Inovação e Novos Negócios, informou que a empresa aproveita 95% de seus produtos para reciclagem e os outros 5% para produção de energia. Ele citou prêmios que a empresa recebeu, como o Mérito Industrial, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), e dois reconhecimentos durante o Fórum Econômico Mundial.

Já Alessandra Romão, coordenadora de Recursos Humanos da Flex Brasil, disse que a empresa está pronta para quem gosta de mudanças e que, quando busca estagiários ou trainees, quer pessoas que estejam prontas a cooperar. Segundo ela, o programa de estágio na Flex proporciona que o estagiário passe por todas as fases do plano de desenvolvimento da empresa.

Ao final da apresentação, o pró-reitor de Extensão da Unifei, professor Edson de Oliveira Pamplona, agradeceu pela visita dos executivos da empresa Flex Brasil, reiterando a disposição da Universidade para parcerias com a empresa. Além dele, participaram da palestra os professores José Arnaldo Barra Montevechi, Carlos Henrique Pereira Mello, Renato da Silva Lima, Tales Cléber Pimenta e Thiago Clé de Oliveira, bem como o servidor Alessandro Campos. Também estiveram presentes Mário Franco Neto, presidente da Advantech Brasil; e Carlos Vitor Rodrigues Conti, diretor de Inovação da Inovai.

Visita da Unifei na Flex

Na página do Linked In da Unifei, foi veiculado que no dia 5 de setembro, o reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida; o pró-reitor de Extensão, professor Edson Pamplona; o coordenador de Fomento de Pesquisa e desenvolvimento, Alessandro Campos; o procurador federal na Unifei, Maurício Gôvea, e o diretor de Inovação da Inovai, Carlos Conti, tinham sido recebidos na empresa Flex Brasil, em Sorocaba – SP, para uma visita institucional e reunião de trabalho com o objetivo de aproximação das instituições para desenvolvimento de parcerias estratégicas.

Na ocasião, o diretor geral da Flex Brasil, Leandro Santos, juntamente com sua equipe, recepcionaram o grupo de Itajubá. Além de visita às instalações industriais e ao centro de pesquisa e desenvolvimento, foram realizadas tratativas para desenvolver projetos e programas conjuntos para atração e desenvolvimento de talentos, pesquisa e desenvolvimento e promoção de empreendimentos inovadores e startups.