Representantes da Secretaria Municipal de Educação de Itabira visitam a Unifei e conhecem ecossistema empreendedor de Itajubá

Integrantes da Secretaria Municipal de Educação de Itabira foram recebidos por docentes e servidores da Unifei, além de secretários, diretores e assessores da administração municipal de Itajubá.

Os visitantes estiveram no Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU), acompanhados pela professora Juliana Caminha.

No CEU, os visitantes assistiram a palestra ministrada por Antônio Marcio, da rede particular de ensino de Itajubá.

Eles também participaram do painel “A extensão universitária a trabalho da cultura, educação e inclusão”.

No dia 19 de setembro, representantes da Secretaria Municipal de Educação de de Itabira, realizaram uma visita ao campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). A comitiva foi composta pelo secretário de Educação, José Gonçalves Moreira, e por diversos diretores e assessores.

Os visitantes foram recebidos na Reitoria da Unifei pelos professores José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria, e Juliana Caminha Noronha, diretora de Empreendedorismo e Inovação, além dos servidores Alessandro Augusto Nunes Campos, coordenador de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e Letícia Fernandes Costa, da Reitoria.

Também participaram da recepção, como representantes da Prefeitura Municipal de Itajubá, os secretários de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio, José Fernando Grassi Bissacot, e de Educação, Mariângela Alves da Silva, que também estava acompanhada de diretoras e assessoras.

A visita teve início na sala de reuniões do Conselho Universitário (Consuni), na qual foram apresentados um vídeo sobre a cidade de Itajubá e um material com informações sobre o município, com destaque para suas principais empresas e instituições ligadas ao desenvolvimento científico e tecnológico.

Na oportunidade, tanto o professor José Arnaldo como o secretário Fernando Bissacot destacaram a união que existe entre a administração municipal e a Reitoria da Unifei e ressaltaram a importância da Universidade para a cidade e a região sulmineira, o Estado de Minas Gerais e o Brasil com a difusão do conhecimento e o desenvolvimento de diversas pesquisas.

Foram, então, apresentadas a estrutura e as atividades da Unifei no decorrer dos anos de sua existência desde sua fundação em 1913, destacando seus ex-alunos que atuaram e atuam em várias entidades e empresas de renome no Brasil e no exterior. Os visitantes foram informados sobre o número de alunos e de cursos de graduação e de pós-graduação da Instituição e puderam conhecer também os motivos que fizeram com que ela fosse a escolhida, entre outras universidades, para ter um campus em Itabira.

Eles conheceram ainda as atividades desenvolvidas pelas empresas juniores e pelos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Universidade e puderam saber mais sobre o Nest, o Nusec e o CERPCH, além dos diversos laboratórios que a Unifei possui.

Durante as apresentações, foi comentado sobre o estudo de impacto econômico da Unifei nas cidades de Itajubá e Itabira, no Estado de Minas Gerais e no Brasil, realizado recentemente por um grupo de professores da Unifei e que está servindo de base para estudo similar em outras universidades brasileiras.

Foi destacada também a cessão de uma área de expansão da Unifei para a Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai), visando à implantação do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, e o secretário Fernando Bissacot comentou sobre a conexão e a colaboração entre os diversos integrantes do ecossistema citado, ressaltando a importância da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit) para o surgimento e fortalecimento de startups de base tecnológica.

A secretária Mariângela Alves da Silva ressaltou as parcerias existentes entre a administração municipal e a Unifei e defendeu que Itajubá e Itabira devem ter uma visão mais ampla sobre desenvolvimento, sobretudo no campo da Educação, e não ficarem focadas apenas em suas realidades locais.

O secretário José Gonçalves agradeceu ao professor José Arnaldo, aos demais representantes da Unifei e aos secretários municipais de Itajubá pela acolhida a sua comitiva e demonstrou seu interesse e preocupação de que a Unifei esteja conectada com as redes estaduais, municipais e particulares de ensino tanto em Itajubá como em Itabira.

O professor José Arnaldo manifestou sua satisfação em receber os visitantes e lembrou que a Unifei desenvolve importantes projetos que beneficiam não somente seu público interno. Ele disse ainda que a Instituição está de portas abertas para as comunidades de Itajubá e Itabira e de seu entorno, criando e disseminando conhecimento.

Após o encontro na sala de reuniões do Consuni, os visitantes seguiram para o Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU), onde foram acompanhados pela professora Juliana Caminha. Eles puderam conhecer os projetos já desenvolvidos, bem como os que estão previstos para acontecerem com a reforma e construção de novos espaços no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), onde estão centralizadas as diversas atividades de inovação.

A comitiva realizou ainda uma visita às oficinas dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica e, depois, ao Espaço Interciências. À tarde, os visitantes assistiram a palestra “Um professor de ensino básico na Space Academy (Nasa)”, ministrada por Antônio Marcio, docente da rede particular de ensino de Itajubá, e também participaram do painel “A extensão universitária a trabalho da cultura, educação e inclusão”.

Para finalizar o dia, foi realizada uma sessão de discussão sobre a mentalidade empreendedora, engajando os participantes a desmistificar o conceito de empreendedorismo, refletir na formação de indivíduos empreendedores e pensar projetos futuros, em conexão com a Universidade.