Representantes da Unifei realizam visitas em Brasília

Nos dias 23, 24 e 25 de abril representantes da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) realizaram em Brasília um conjunto de reuniões extremamente relevantes para a Universidade. Na primeira das várias reuniões que participaram o chefe de gabinete da reitoria professor José Arnaldo Barra Montevechi, o diretor do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), professor André Luiz Medeiros e o coronel Lauritz Silva foram recebidos pelo Ministro da Defesa do Brasil, general Fernando Azevedo e Silva e pelo coronel Alberto Carlos de Mello Fonseca, assessor do ministro. Na ocasião, foram apresentados vários projetos que estão em desenvolvimento na Unifei e que podem ser úteis ao Ministério. O coronel Alberto Carlos realizou numerosas atividades ao longo de sua carreira junto à Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel) e conhece em detalhes todo o processo produtivo da fábrica de Itajubá.

O chefe de gabinete da reitoria professor José Arnaldo Barra Montevechi juntamente com o Ministro da Defesa do Brasil, general Fernando Azevedo.

Graças a iniciativa dos professores André Medeiros, José Arnaldo Barra Montevechi e do coronel Lauritz Silva, o reitor professor Dagoberto Alves de Almeida teve a oportunidade de se encontrar com vice-presidente do Brasil Hamilton Mourão. Nesse encontro o Reitor defendeu a possibilidade de Itajubá contar com uma escola técnica nos moldes de um colégio militar. Situação essa que, como esclareceu, seria extremamente positiva para o fortalecimento do ecossistema itajubense de Ciência e Tecnologia, do qual a Unifei é parte integrante. Tal possibilidade pode também atender as aspirações de um futuro parque científico e tecnológico na cidade de Itabira. O Reitor fez questão de deixar claro que não é do interesse da Unifei a gestão de escolas de nível técnico, visto que a Universidade não é um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, mas que defenderá o efetivo apoio dessa medida junto ao Conselho Universitário, que é o órgão que delibera tais questões, caso essa possibilidade se apresente.

Vale destacar também que nesta reunião, o Reitor e sua comitiva aventaram a possibilidade de futuros convênios junto ao Ministério da Defesa com os programas de pós-graduação da Universidade, de tal forma a capacitar os profissionais das Forças Armadas Brasileiras. A reunião se encerrou com a ratificação do interesse institucional em auxiliar na implantação de um escritório do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SisDIA) nas regiões onde a universidade atua.

Da esquerda para a direita, o reitor da Unifei professor Dagoberto Alves de Almeida, o vice-presidente do Brasil Hamilton Mourão, e o chefe de gabinete da reitoria professor José Arnaldo Barra Montevechi.

Bastante relevante também, foi a participação do Reitor e sua comitiva em evento especial promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) no Congresso Nacional junto à Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, em defesa da universidade pública, que congrega numerosos parlamentares de diferentes partidos políticos.

Da esquerda para a direita, o reitor Dagoberto, o chefe de gabinete da reitoria professor José Arnaldo e o professor André Luiz Medeiros, diretor do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG).

Outro evento que merece destaque foi o encontro com o diretor-presidente da Imbel, o general Aderico Visconte Pardi Mattioli, em que foram apresentados vários projetos que estão sendo desenvolvidos na Unifei. O Diretor-Presidente ficou bem impressionado com a apresentação realizada e afirmou que fará uma missão exclusiva à Itajubá para fazer uma visita e conhecer detalhadamente os projetos e pesquisas que estão sendo realizadas na Universidade. O presidente da Imbel também comentou sobre possível parceria para uso da usina hidrelétrica da Imbel, tanto como laboratório como para uso da energia gerada.

Os representantes da Unifei juntamente com o coronel Lauritz Silva se encontraram com o Diretor-Presidente da Imbel, general Aderico Visconte Pardi Mattioli.

No último dia da missão o vice-presidente de relações institucionais da TV Globo, Paulo Tonet Camargo, reuniu-se com o reitor, o chefe de gabinete da Unifei e o ex-aluno Luiz Gonzaga Rennó Salomon. A ideia do ex-aluno é colaborar na divulgação da Unifei e de seus projetos de impacto. Foram apresentados ao vice-presidente vários projetos que estão sendo desenvolvidos nos dois campi da Universidade, e seus resultados, além do impacto econômico da Unifei nas regiões onde atua. O senhor Tonet se mostrou impressionado com o que foi apresentado e mostrou interesse em pautar a nível nacional a gestão competente e séria de uma Universidade Pública.

Durante as visitas, o vice-presidente de relações institucionais da Globo, Paulo Tonet Camargo, reuniu-se com o reitor, o chefe de gabinete da Unifei e o ex-aluno Luiz Gonzaga Rennó Salomon.