Retorno de acervo do professor Herbert Lindenbein e modernização de logomarca marcam o aniversário de 105 anos da Unifei

No dia 22 de novembro, aconteceu no salão de apoio do prédio da Administração Central a cerimônia de homenagem aos servidores aposentados da Unifei entre 2017 e 2018.

Na sexta-feira, 23 de novembro, foi feita a aposição de flores no Mausoléu de Theodomiro Santiago, pelo professor aposentado Carlos Pinheiro acompanhado de sua esposa, Neusa.

Na entrada do Salão de Atos da Reitoria estavam em exposição várias pedras, lâminas e objetos que pertenceram ao ex-professor da instituição Herbert Lindenbein.

O Coral da Unifei apresentou seis músicas no Salão de Atos da Reitoria, no Complexo Histórico e Cultural da Unifei.

Carlos Alberto Murari Pinheiro fez seu discurso após ter descerrado sua foto na galeria de professores aposentados da Instituição.

O professor Dagoberto discursou durante a homenagem ao professor aposentado Carlos Pinheiro.

Moisés Diniz Vassalo apresentou o resultado do estudo realizado por professores do IEPG que mensurou o impacto econômico local, regional e nacional das atividades associadas à Unifei.

No mesmo dia, aconteceu o lançamento da nova logomarca da Unifei, desenvolvida pela agência Traço Leal Comunicação.

Apresentação da nova marca.

Ao final da cerimônia, houve um coquetel no espaço do Auditório Antonio Rodrigues d’Oliveira (AARO), com a apresentação de voz e violão com alunos da Unifei.

 No dia 23 de novembro, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) comemorou os 105 anos de sua fundação. Homenagem aos aposentados, aposição de flores no mausoléu, apresentação de coral, homenagem a professor e lançamento da nova logomarca da Instituição foram alguns dos eventos realizados.

Homenagem aos aposentados

 Como parte das comemorações, na quinta-feira, dia 22 de novembro, aconteceu no salão de apoio do prédio da Administração Central a cerimônia de homenagem aos servidores aposentados da Unifei que deixaram suas funções desde o último aniversário da instituição até 2018.

 Estiveram presentes os professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor da Unifei, e Rogério Frauendorf de Faria Coimbra, pró-reitor de Gestão de Pessoas; a servidora Daniella Ribeiro Lopes de Oliveira, que, no ato, representou a diretora de Administração de Pessoal, Rita de Cássia Guimarães Araújo, e servidor Emerson Luciano dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal de Itajubá (Sintunifei).

 Os alunos João Vítor Ferreira, Ana Luiza Fainé, Lucas Corrêa e Kellen Moreira fizeram uma a apresentação do projeto Forró de Segunda. Na sequência, o professor Rogério Coimbra e a servidora Daniella Oliveira fizeram a entrega das lembranças aos servidores aposentados homenageados que estavam presentes.

 Os participantes do evento puderam se confraternizar num coffee break, servido ao final do evento, e foram convidados a participar do culto ecumênico em ação de graças pelos 105 anos da Universidade, organizado pelo Sintunifei, na capela ecumênica da Unifei.

Eventos do dia do aniversário

 Na sexta-feira, dia 23, aconteceu no Complexo Histórico e Cultural da Unifei, a cerimônia de aposição de flores no Mausoléu do Dr. Theodomiro Santiago, conduzida pelo reitor da Instituição. Como acontece todos os anos, no dia 23 de novembro, a instituição presta essa homenagem ao seu fundador, reverenciando sua memória e procedendo uma colocação de flores no local onde estão depositados seus restos mortais. Cabe destacar que o espaço do Mausoléu foi reformado e entregue para a comunidade Unifei neste dia.

 Após essa homenagem, os presentes se dirigiram ao Salão de Atos da Reitoria, cujas portas foram abertas pelo reitor. Logo na entrada, estavam em exposição várias pedras e lâminas, um microscópio, publicações e outros objetos que pertenceram ao ex-professor da instituição Herbert Lindenbein.

 Alguns desses materiais já estavam na Unifei, como lâminas utilizadas em aulas, e outros materiais foram doados por familiares do professor. O acervo de pedras estava no Centro Universitário de Itajubá (Fepi) e foi doado ao museu da Universidade por iniciativa da professora Cidélia Maria Barbosa Lima, reitora da Fepi.

 O coral da Unifei, que retomou as atividades no ano de 2015, fez a apresentação de seis músicas. Acompanhando os integrantes do coral estavam os estudantes da Unifei: Denis Pereira Lima, do curso de Licenciatura em Matemática, maestro e violinista; Guilherme Pavanetti Silva do Prado, do curso de Engenharia Mecânica, saxofonista, e Leonardo Silva de Oliveira Pires, formado em Engenharia Civil pela Universidade, pianista.

 Na sequência, aconteceu a inauguração de retrato na galeria dos professores aposentados pela Instituição. Docentes com, no mínimo, 20 anos de trabalho ininterrupto na Universidade e que se aposentaram como professores titulares na carreira fazem jus a figurar nessa galeria, e neste ano, o professor Carlos Alberto Murari Pinheiro, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (Iesti), foi o homenageado.

 Fizeram uso da palavra o professor Robson Luiz Moreno, vice-diretor do Iesti; o próprio homenageado, após o descerramento de seu retrato na galeria, e o reitor, professor Dagoberto, que agradeceu o professor Carlos Pinheiro por sua dedicação à Unifei.

 Em seguida, o professor Moisés Diniz Vassalo, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), apresentou os resultados do estudo realizado que mensurou o impacto econômico local, regional e nacional das atividades associadas à Unifei.

 No mesmo evento, aconteceu ainda o lançamento nova logomarca da Unifei, que foi desenvolvida pela agência Traço Leal Comunicação, procurando traduzir uma marca mais moderna e com um novo conceito. Estiveram envolvidos nesse projeto, pela Unifei, os professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor; Marcel Fernando da Costa Parentoni, vice-reitor, e José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria, além dos servidores Fabiana Cantelmo Silva, da Secretaria de Comunicação (Secom), Daniel Ribeiro dos Santos Silva e Geraldo Elias da Silva Junior, da Diretoria de Serviços Gerais (DSG), e pela agência Traço Leal, Andréa Leal, Plínio Fernandes e Allan Patrick da Rosa.

 Andrea Leal, diretora da agência que desenvolveu a nova imagem da Unifei, falou em nome da empresa. Plínio Fernandes explicou o processo de desenvolvimento da nova logomarca da instituição e, concluindo, o reitor, professor Dagoberto, fez um discurso, comentando sobre a nova marca, e agradeceu os presentes por prestigiarem os eventos de aniversário da Universidade.

 Ao final da cerimônia, houve um coquetel no espaço do Auditório Antonio Rodrigues d’Oliveira, com a apresentação de voz e violão dos alunos da Unifei Juliana, do curso de Administração, e Vitor, do curso de Engenharia de Produção.

 No sábado, 24 de novembro, aconteceu o tradicional jantar dançante da Associação dos Diplomados da Universidade Federal de Itajubá (AD-Unifei).