Semepro promove integração entre alunos e profissionais de Engenharia de Produção

O evento foi destinado aos alunos do curso de Engenharia de Produção e à comunidade acadêmica em geral.

Durante a Semepro, foram apresentados “Casos de Sucesso”, com ex-alunos da Unifei que se destacam no mercado de trabalho.

Em cada palestra promovida houve a participação de 40 a 50 alunos.

No mês de agosto, foi promovida na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) a IX Semana de Engenharia de Produção (Semepro), que abordou diversos temas, como Mercado Financeiro, Indústria 4.0, Desafios no Mercado de Trabalho e Planejamento de Carreira.

A Semepro acontece anualmente na Unifei e na edição deste ano, o Centro Acadêmico de Engenharia de Produção (Caepro) teve o auxílio do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), por meio dos professores Carlos Henrique Pereira Mello e Carlos Eduardo Sanches da Silva, na sua organização.

Durante os dias do evento, foram promovidas palestras, minicurso, bate-papo e visita técnica, o que possibilitou experiência para os alunos da Universidade, que tiveram contato direto com ex-alunos e representantes de empresas diversas que se destacam no mercado.

Durante a Semepro foram desenvolvidas as palestras “Carreira, Desafios e Propósitos”, promovida por Alexandra Motta; “A importância do Lean Six Sigma para o Engenheiro de Produção”, feita por Marcelo Machado Fernandes; “Planejamento de Carreira”, ministrada pela professora Juliana Estácio Rios, do IEPG; e “Indústria 4.0 Aplicada a Engenharia de Produção”, realizada por Helder José Celani de Souza.

No evento também foram realizados um bate-papo sobre “Mercado Financeiro”, conduzido por Conrado Navarro e pelo professor André Luiz Medeiros, do IEPG, e um minicurso sobre “White Belt”, além de uma visita técnica à Embraer, em São José dos Campos – SP. Houve um número significativo de alunos em quase todas as palestras, com uma estimativa de 150 alunos participando das atividades.

Tradicionalmente, acontece em toda edição da Semepro o “Casos de Sucesso”, organizado com o intuito de apresentar ex-alunos da Unifei graduados em Engenharia de Produção que obtiveram destaque no mercado de trabalho, com o propósito de inspirar os alunos que estão no período de graduação. Nesta edição, participaram Cilene Monteiro e Vanessa Catenaccio, ambas formadas em 1999, e Vinícius Tokuda Kouichi, formado em 2005.

De acordo com o atual presidente da Caepro, André Bacelar Ribeiro Oliveira, foi possível mostrar, por meio da Semepro, a importância que a Unifei tem no desenvolvimento do Brasil quanto à formação dos melhores profissionais do país. “Além disso, este tipo de evento serviu para motivar os alunos e mostrar o que eles vão enfrentar em um futuro próximo”, disse ele.