Seminário Internacional Unifei – Unilibre em Energias Sustentáveis é realizado no campus sede

As palestras aconteceram no miniauditório do Instituto de Recursos Naturais.

Visitas foram feitas em laboratórios da Unifei.

 Palestras, minicurso e visitas foram promovidas durante os quatro dias do Seminário Internacional Unifei – Unilibre em Energias Sustentáveis no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). O evento teve como objetivo manter e difundir as relações que a Universidade possui com a Universidad Libre (Unilibre), da Colômbia, como parte de um convênio de cooperação institucional.

 O evento foi realizado de 5 a 9 de novembro e foi iniciado com a palestra do professor Electo Silva Lora, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), que falou sobre às áreas e os avanços do Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Destribuída (Nest). No mesmo dia, os professores José Carlos Escobar Palácio e Diego Mauricio Yepes Maya, também do IEM, ministraram palestras, respectivamente, sobre biorefinarias e estudos termoeconômicos e sobre modelagem da gaseificação e projeto de reatores estratificados de pequeno porte.

 No dia seguinte, doutorandos da Unifei em Engenharia Mecânica ministraram várias palestras. Gaylord Enrique Carrilo Caballero falou sobre “O comportamento integrado de um sistema de coletor cilíndrico parabólico operando com Ciclo Rankine Orgânico e armazenamento térmico dos tanques”. Em seguida, Erik Ocampo Baltle fez uma apresentação sobre a metodologia para estimar o uso de energia de base e quantificar as economias em consumo nos edifícios de educação superior da Unifei.

 Lidiane La Piccireli de Souza ministrou a palestra “Avaliação de cenários para uma matriz de geração de eletricidade renovável no Brasil em 2050, maximizando o uso de biomassa mediante análise de ciclo de vida”. Outra palestra foi ministrada por Paulo Sérgio Pedro Corrêa Júnior, que falou da avaliação experimental sobre a utilização da mistura de gás pobre com gás natural em uma microturbina a gás. O dia foi finalizado com uma visita aos laboratórios para análise de combustíveis e ao novo prédio do Nest.

 O terceiro dia de evento teve início com um minicurso ministrado pelo professor Quelbis Román Quintero Bertel, da Universidad Autónoma de Colombia, sobre Sistemas Agroenergéticos Sustentáveis. À tarde, foi realizada uma visita ao Laboratório de Energia Heliotérmica, com a assessoria do professor Vladimir Rafael Melian Cobas, do IEM.

 No penúltimo dia de evento, aconteceu novamente o minicurso ministrado pelo professor Vladimir e uma visita aos estandes da Semana de Engenharia Mecânica (Semec). O evento foi finalizado com apresentações dos projetos de pesquisas de alunos da Unilibre.

 O seminário, organizado pelos professores Electo e Diego, do IEM, permitiu preservar e fomentar a conversa científica e avaliar possíveis parcerias entre as universidades envolvidas.