Serviço de Psicologia da Unifei de Itabira realiza diversas oficinas temáticas neste ano

A coach Lidiane Cunha realizou a primeira oficina com o tema “Gestão do tempo com foco em produtividade”.

O evento contou também com uma palestra da nutricionista Bruna Lage com o tema “Alimentação Saudável: vamos conversar?”.

As oficinas temáticas desenvolvidas em 2019 no campus da Unifei de Itabira têm por objetivo a apresentação de assuntos relacionados à educação em saúde e à promoção de qualidade de vida.

O Serviço de Psicologia da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus de Itabira, está realizando durante o ano de 2019 o projeto de extensão “Oficinas temáticas: Desafios do Cotidiano”, que tem por objetivo o desenvolvimento de assuntos relacionados à educação em saúde e à promoção de qualidade de vida, como estratégia para levar à reflexão e à consciência crítica das pessoas sobre as origens de seus problemas de saúde mental.

A primeira oficina aconteceu no dia 21 de março com o tema “Gestão do tempo com foco em produtividade”, ministrada pela coach Lidiane Cunha. Nela foram ensinadas estratégias de produtividade e gestão do tempo com o objetivo de melhorar o foco e a disciplina de cada participante para conseguir fazer as atividades do dia a dia e projetos de longo prazo. Um dos resultados esperados foi propiciar a redução do nível de estresse e ansiedade e a reorganização das prioridades de curto, médio e longo prazos, entre outros benefícios.

Já no dia 17 de abril, a segunda oficina contou com uma palestra do educador físico Igor Máximo sobre o impacto dos exercícios físicos na saúde mental, e teve por objetivo ajudar as pessoas a compreenderem como os exercícios físicos impactam diretamente nos resultados do dia a dia e na saúde mental, além de esclarecer a relação da atividade física com problemas de sono, desmotivação, falta de atenção e concentração, falhas de memória e diminuição do prazer e da libido.

A terceira oficina aconteceu no 14 de maio e teve como tema “Alimentação Saudável: vamos conversar?”, com a nutricionista Bruna Lage. O objetivo foi mostrar que a escolha inadequada de alimentos pode ocasionar problemas de saúde em qualquer indivíduo e que uma alimentação adequada e saudável é importante para a manutenção e a melhoria da saúde. A oficina ofereceu informações e orientações de fonte segura sobre alimentação e nutrição, no que diz respeito ao conhecimento de hábitos alimentares para uma vida mais saudável.

O projeto ainda contou com uma oficina no dia 11 de junho, com o tema “Como a educação financeira pode melhorar a sua vida”, realizada pelo economista Henrique Carvalho. Por fim, no dia 1 de agosto, o tema “Como as práticas da atenção plena (Mindfulness) podem transformar a sua qualidade de vida” será desenvolvido pela psicóloga Daniela Brunelli.

As oficinas são destinadas aos discentes, servidores e docentes da Unifei e também à comunidade local e constituem ações que contribuem para o estado saudável das pessoas. Segundo o Serviço de Psicologia da Unifei de Itabira, a estratégia de desenvolvimento de educação em saúde é necessária para que haja a reflexão sobre a necessidade de mudanças de hábitos e comportamentos da vida humana.

Para mais informações sobre o Serviço de Psicologia da Unifei de Itabira, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: psicologia.itabira@unifei.edu.br.