Serviços de Psicologia e de Pedagogia da Unifei realizam o projeto “Longe de Casa”

O projeto “Longe de Casa” tem o objetivo de auxiliar os alunos frente aos desafios da vida acadêmica.

Os alunos participaram das dinâmicas e compartilharam suas expectivas e opiniões sobre os temas.

 

 Dentre as mudanças previsíveis que um indivíduo pode enfrentar durante sua vida está a entrada na universidade. Este momento constitui-se em um ponto chave para o ingresso na vida adulta, que exige autonomia, responsabilidade e flexibilidade.

 Essa transição é vivenciada de maneira ambivalente, uma vez que existem, de um lado, enormes expectativas sobre a conquista da liberdade e independência e, de outro, sentimentos de angústia e ansiedade frente aos desafios desse momento. Abordar essas questões é um dos principais objetivos do projeto “Longe de Casa”, que aconteceu pelo segundo ano consecutivo na Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Neste ano, o projeto foi readaptado para buscar maior adequação à realidade e demanda da comunidade acadêmica.

 O “Longe de Casa” configura-se como um espaço de troca de informações e socialização para os estudantes. A intervenção foi elaborada para alcançar a demanda presente nos atendimentos do Serviço de Psicologia da Universidade.

 Composto por palestras, oficinas e reflexões que têm o objetivo de auxiliar os novos estudantes na sua chegada à universidade, o projeto não se propõe a garantir a presença do aluno na instituição, mas permitir a ele realizar escolhas mais conscientes sobre o seu projeto de vida.

 Para ministrar cada uma das temáticas escolhidas, considerando as maiores necessidades do público ingressante, foram convidadas profissionais com experiência e vivência nas áreas abordadas.

 No dia 18 de abril, o tema “Longe de Casa: as mudanças, as angústias e a saudade da família e amigos” foi conduzido pela professora Lauren Ferreira Colvara, doutora em Psicologia Social e docente no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) na Unifei. De maneira leve e descontraída, questões relevantes e presentes no cotidiano dos calouros foram abordadas, como a importância da criação de vínculos significativos e da harmonização do lazer com as responsabilidades acadêmicas, as vivências nas repúblicas e as relações afetivas e sociais na contemporaneidade.

 No último encontro, que aconteceu no dia 19 de junho, o tema “Ansiedade em Provas e Apresentações” foi apresentado por Priscila Abreu de Carvalho, psicóloga clínica, docente na Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (Fepi), e facilitadora de programas de Mindfulness e manejo de estresse. Segundo a profissional, essa é uma queixa comum entre os estudantes, potencializada pelas novidades e diferenças entre o ensino médio e superior.

 A psicóloga disse que sentir-se inseguro antes de uma situação de avaliação, como prova ou apresentação de trabalhos, é comum a muitas pessoas, porém algumas vivenciam esse sentimento de forma intensa, acompanhado de desconforto físico, como palpitação e falta de ar, prejudicando seu desempenho. Na oportunidade, ela ensinou técnicas aos participantes para lidar com esses sintomas.

 Segundo as responsáveis pelo Serviço de Psicologia da Unifei, foi possível perceber, durante os eventos, que houve acolhimento, pelos estudantes, das temáticas apresentadas, pois eles participaram das dinâmicas e compartilharam suas expectivas e opiniões sobre os assuntos. Ao todo, estiveram presentes 44 pessoas.

 As psicólogas Flávia Ludovico e Thamiris Daniel e a pedagoga Luciana Caretti avaliaram que o “Longe de Casa” é um projeto importante, pois oferece um espaço de suporte para lidar com as dificuldades enfrentadas, trocar vivências e criar vínculos, além de possibilitar a reflexão acerca do projeto de vida de cada participante.

 Elas entendem que o projeto colabora com a criação de estratégias de enfrentamento das dificuldades vivenciadas pelos estudantes, não somente as acadêmicas, mas também as afetivas e sociais, além de possibilitar a troca de experiências, o que incentiva a criação de hábitos e métodos de estudos e atitudes que enriquecem a trajetória acadêmica.

 Os Serviços de Psicologia e Pedagogia estão vinculados à Diretoria de Assuntos Comunitários (DAC) e à Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) e são oferecidos no 4º andar do Prédio da Administração Central. Para mais informações sobre os serviços de psicologia que são ofertados, os interessados devem acessar o link: https://unifei.edu.br/social/saude/psicologia/servicos-de-psicologia/.