Sessão do Consuni é marcada pela conclusão dos trabalhos de aprovação dos Regimentos Unifei e por um balanço das principais deliberações durante o mandato dos atuais conselheiros

O professor José Alberto Ferreira Filho, pró-reitor de Administração da Unifei, foi homenageado pelo reitor, vice-reitor e demais conselheiros por sua atuação durante o último mandato do Consuni.

O professor Marcel fez um balanço das principais atividades realizadas durante o último mandato do Consuni.

Os membros do Consuni da Unifei, cujo mandato se estendeu de setembro de 2016 a abril de 2019, realizaram sua última reunião no dia 15 de abril.

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) realizou sua reunião no dia 15 de abril, às 15h30, no Prédio da Administração Central, que foi a última sessão com seus atuais conselheiros, antes da eleição de seus novos membros, prevista para os dias 24 e 25 de abril deste ano.

Durante a reunião do Consuni, realizada por videoconferência, com as presenças de conselheiros dos campi da Unifei de Itajubá e de Itabira, foram aprovados os Regimentos das Unidades Acadêmicas. Dessa forma, o Consuni concluiu os trabalhos de aprovação de todos os regimentos da Unifei.

Ao final da sessão, o professor Marcel Fernando da Costa Parentoni, vice-reitor da Unifei, fez um balanço das principais tomadas de decisão do Consuni ao longo do mandato que se estendeu de setembro de 2016 a abril de 2019.

O vice-reitor destacou, entre várias atividades do Consuni, a cessão de área de expansão de 458.000 m2 pertencente à Unifei em comodato para a Associação de Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai), entidade responsável pela implantação e gestão do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, processo que teve início em 2017 e que se efetivou em 18 de maio de 2018.

Outro fato destacado foi a aprovação de Diretrizes Orçamentárias e Propostas Orçamentárias, relativas aos anos de 2017, 2018 e 2019, e de Relatórios de Prestações de Contas, de 2016, 2017 e 2018. O vice-reitor lembrou que, apesar dos cortes orçamentários, a Unifei continuou realizando com êxito e melhoria contínua suas atividades.

O professor Marcel também deu ênfase nas propostas de criação de cursos de pós-graduação da Unifei, sendo três de especialização, dois de mestrado e dois de doutorado, que foram aprovadas pelos atuais conselheiros. Como exemplos de cursos aprovados, ele citou o Doutorado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), oferecido no Campus de Itabira. Na oportunidade, o professor Dagoberto Alves de Almeida, Reitor da Universidade, comentou sobre a criação do curso de Doutorado Profissional em Engenharia de Produção.

Também foi destacado entre as principais deliberações do Consuni a aprovação de políticas, regulamentos e normas de vários setores da Universidade, como: Política Linguística; Política de Internacionalização; Regulamento de Provimento   da Carreira do Magistério Superior; Norma sobre os Critérios de Denominação de Logradouros, Monumentos, Obras e Edificações e Regulamento Referente à Revalidação de Diplomas de Graduação e Reconhecimento de Diplomas de Cursos de Pós-Graduação.

O vice-reitor falou ainda sobre o processo de reestruturação do Campus da Unifei em Itabira, tanto no aspecto administrativo, com a estruturação da Diretoria de Campus, suas pró-diretorias, coordenações e órgãos de apoio, como no acadêmico, com a criação dos institutos de Ciências Puras e Aplicadas (ICPA), de Ciências Tecnológicas (ICT) e de Engenharias Integradas (IEI). Segundo o professor Marcel, “esta decisão foi de grande importância, pois tem-se mostrado o quão benéfica foi para a estruturação do Campus de Itabira”.

O professor também deu ênfase na revisão e alteração de documentos, como Estatuto e Regimento Geral da Unifei, Regimento do Consuni e Regimento do Conselho Curador (CoC), e na criação de outros, como os Regimentos do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Cepead), da Administração Central, do Campus de Itabira e das Unidades Acadêmicas, os quais podem ser acessados na página da Unifei na internet.

Segundo o professor Marcel, durante o último mandato do Consuni, estiveram em pauta 58 itens e, no total, foram aprovados 17 documentos, os quais totalizam mais de 500 páginas. Ele também disse que muitas das decisões tomadas exigiram esforço de alguns integrantes do Conselho em reuniões realizadas além das ordinárias.

Na oportunidade, o reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, destacou que atualmente a Unifei é uma Universidade de fato devido à solidez das suas regras internas, o que exigiu um esforço adicional do grupo de conselheiros. “Hoje é um dia extremamente positivo. Nós temos muito com que nos alegrar. Tudo pode estar sujeito a eventuais alterações, mas a base sólida para as atividades da Unifei foi criada aqui”, disse o reitor.

Ao final de sua fala, o professor Marcel agradeceu pelo empenho e participação de cada conselheiro para que o Consuni cumprisse com sua missão durante o último mandato e destacou a atuação do professor José Alberto Ferreira Filho, pró-reitor de Administração da Unifei, pelos serviços prestados à frente do trabalho de confecção e ajustes dos regimentos.

O professor José Alberto foi homenageado pelo reitor, vice-reitor e demais membros do Consuni e recebeu uma placa comemorativa. O vice-reitor estendeu os agradecimentos aos servidores Pâmela Teixeira Ribeiro, Luzia Antonia de Sales del Ducca e Letícia Fernandes Costa e aos estagiários Lucas Araújo, que atua na Reitoria, e Michele Sousa e Joyce Cândido, que atuam nos Conselhos Superiores.

Ao final da sessão, o reitor, professor Dagoberto agradeceu pela presença dos participantes e informou que as próximas sessões do Consuni, já com os novos membros eleitos, passariam a ser realizadas às segundas-feiras, às 14 horas.