Soluções Inovadoras para Sistemas de Armazenamento de Energia e Hidrogênio Verde é tema de palestra de professora da UNIFEI

A professora Lucilene Rodrigues fez palestra no congresso Intersolar South America 2022. (Foto: Congresso Intersolar South America 2022 / Mariana Raphael/GIZ Brasil.)

A professora Lucilene (de blusa verde) e outras palestrantes junto de Markus Francke, diretor do projeto H2 Brasil. (Foto: Congresso Intersolar South America 2022 / Mariana Raphael/GIZ Brasil.)

A professora Lucilene de Oliveira Rodrigues, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e coordenadora do curso de graduação em Engenharia de Energia, participou como palestrante no congresso Intersolar South America 2022, ocorrido em São Paulo, capital.

A professora faz parte do projeto Centro de Produção de Hidrogênio Verde (CH2V), realizado pela UNIFEI em parceria com a Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Agência Alemã de Cooperação Internacional. Sua palestra aconteceu durante a sessão “Pesquisa de Ponta e Inovação em Transformação de Energia Solar em Hidrogênio”, sendo transmitida pelo canal da GIZ Brasil no YouTube.

Em sua palestra, o principal tema abordado foi o projeto do CH2V em parceria com a GIZ e seus resultados esperados, além das mitigações dos efeitos das mudanças climáticas e o hidrogênio verde como uma das opções para a descarbonização global.

Em contato com a Secretaria de Comunicação (SECOM) da UNIFEI, a professora Lucilene falou sobre a importância de congressos na área de inovação energética: “Os eventos nessa área são de suma importância para o fortalecimento dos grupos de pesquisa, devido à atualização das novidades, e também para a troca de informações, que podem ser valiosas para a aceleração das pesquisas, tendo-se a possibilidade de encontrar resultados mais rapidamente, já que é um assunto de interesse global”.

Centro de Hidrogênio Verde

A professora também comentou sobre o desenvolvimento do projeto do CH2V na UNIFEI. “O objetivo é implementar uma unidade de produção e armazenamento de hidrogênio verde, livre de emissões de CO2, em escala e condições que permita ser operada como núcleo de um laboratório de pesquisa, desenvolvimento e demonstração da produção e uso do hidrogênio, cobrindo os aspectos básicos – controle, mediação, proteção e segurança na produção e logística e uso final – e as aplicações de maior potencial no âmbito da mobilidade, geração de energia elétrica e usos industriais”, disse Lucilene.

Segundo a docente, todos os projetos temáticos estão caminhando com os alunos da graduação e pós-graduação. A infraestrutura da edificação está em fase de aprovação e início da licitação. A compra do eletrolisador está sendo finalizada e a entrega está prevista para junho de 2023.

Mais informações sobre o CH2V podem ser conferidas em matérias já veiculadas no site da UNIFEI: