SPE UNIFEI participa pela primeira vez da competição PetroGames

A equipe da Unifei que participou da PetroGames foi composta por alunos das engenharias Mecânica, Hídrica e de Controle e Automação.

No dia 26 de outubro, o Capítulo Estudantil SPE da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) participou da competição PetroGames 2019.2. O evento aconteceu no Rio de Janeiro e foi realizado pela SPE – Society of Petroleum Engineers (Sociedade dos Engenheiros de Petróleo) Seção Brasil.

As equipes participantes da competição são vinculadas aos capítulos estudantis da SPE, uma organização que busca coletar, disseminar e trocar conhecimento científico sobre exploração, desenvolvimento e produção de recursos de petróleo e gás, bem como sobre o uso de tecnologias em benefício da sociedade. Além disso, a SPE oportuniza o aprimoramento da competência técnica e profissional dos seus integrantes.

A PetroGames 2019.2, organizada por estudantes e promovida em nível nacional, consistiu em um jogo de perguntas e respostas, disputado no formato de confrontos eliminatórios diretos entre times formados por 3 ou 5 participantes. A avaliação foi realizada por uma banca, constituída por profissionais brasileiros da área, além de estrangeiros. Esta fase foi qualificatória para o PetroBowl Regional Qualifier, competição semelhante, porém em nível internacional.

A equipe participante pela UNIFEI foi composta por alunos das engenharias Mecânica, Hídrica e de Controle e Automação. A equipe não conquistou nenhuma premiação, mas foi reconhecida pelo seu desempenho em se tratando de ser estreante. Segundo os integrantes da equipe, a participação em eventos como este aproxima o estudante universitário do campo de petróleo e, pelo fato de no evento serem utilizados termos técnicos e em inglês, o aluno que participa da competição agrega conhecimento para seu futuro profissional.

Em 1985, a SPE foi fundada no Brasil mediante iniciativa de engenheiros atuantes na área de exploração e produção (E&P), os quais buscam compartilhar aprendizado e colaborar com o desenvolvimento do país. Hoje em dia, o grupo conta com cerca de 2.500 membros.

O Capítulo Estudantil SPE da UNIFEI teve a sua fundação no ano de 2009 e, atualmente, é coordenado, sobretudo, por estudantes e jovens profissionais. Em consonância com o Programa de Recursos Humanos – PRH16, o capítulo tem por intuito servir de informação e incentivar futuros profissionais, auxiliando no desenvolvimento de projetos focados na indústria de óleo e gás (O&G). Além de graduandos, podem fazer parte desse grupo alunos de pós-graduação e de mestrado.