Time de futsal masculino da Unifei vence o JUMs

A delegação do futsal da Unifei é composta por 14 atletas e 2 membros da comissão técnica.

O time de futsal masculino da Unifei venceu os Jogos Universitários Mineiros (JUMs) e se classificou para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

O time de futsal masculino da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) participou dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs), e no dia 1º de maio, terça-feira, competiu na final da modalidade e venceu o time da Universidade Federal de Viçosa (UFV), classificando-se para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A equipe empatava por 4 a 4 no tempo normal, o que levou a decisão para os pênaltis. O goleiro Vinicius Malaquias defendeu uma cobrança, e o último pênalti foi marcado por Patrick Coutinho. A equipe da Unifei venceu por 5 gols a 3.

Os JUMs são a maior competição universitária do Estado de Minas Gerais organizada pela Federação Universitária Mineira de Esportes (Fume). Neste ano, o evento aconteceu em Santa Rita do Sapucaí, no ginásio do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), e contou com a presença de equipes de diversas instituições mineiras além da Unifei e da UFV, como as universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de São João del Rei (UFSJ), entre outras.

Segundo o técnico desportivo do time da Unifei, Gabriel Dambros, os campeões de cada estado da federação classificam-se para os JUBs, regidos pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).  “Diante disso, temos a oportunidade de disputar os jogos com universidades maiores, algumas vezes mais estruturadas e que contemplam todas as áreas do conhecimento, como humanas, exatas e biológicas, fazendo com que possamos competir com os melhores, o que é uma experiência fabulosa para a formação dos nossos alunos”, disse ele.

Gabriel contou que a experiência de participar dos JUMs ultrapassa o aspecto esportivo, já que muitos alunos e ex-alunos utilizam as experiências vividas que o esporte proporciona para se tornarem cidadãos e profissionais melhores. “Hoje, o mundo corporativo exige competências que vão muito além daquelas vividas na sala de aula. Assim, o esporte pode ser um facilitador maravilhoso para essa aprendizagem. O trabalho em grupo, a dedicação em prol de um objetivo comum e o fato de aprender a lidar com a pressão, com a derrota e com as vitórias estimulam a formação de um indivíduo mais completo”, explicou ele.

A delegação do futsal masculino possui 14 atletas, que, além da comissão técnica, é composta por alunos de graduação da Unifei. Os integrantes são: os goleiros Caio Marcello Duarte e Vinicius Ribeiro Malaquias; os jogadores fixos Alisson Henrique da Cunha, Renan de Moura e Silva e Tarcísio Resende Madeira; os alas Germano Gianelli Farias de Souza, Guilherme Machado da Silva, João Pedro Silva, Marco Aurélio Costa Junior, Patrick Coutinho da Silva, Rafael Marques Siqueira e Thiago de Andrade Correa; os pivôs Lucas Giantini Duarte e Nicolas Cavalli Rodrigues da Silva; o treinador, Gabriel Dambros, e o auxiliar técnico, Vinicius Rodrigues Costa de Oliveira.

Para mais informações sobre o time de futsal masculino da Unifei, os interessados devem acessar a página oficial da equipe no Facebook: https://www.facebook.com/FutsalMasculinoUnifei/