Três professores da UNIFEI figuram em lista dos cientistas mais influentes do mundo

Os professores da UNIFEI Antônio Carlos Zambroni de Souza (ISEE), Antônio Fernando Branco Costa (IEPG) e Paulo Fernando Ribeiro (ISEE) estão na lista dos cientistas mais influentes no mundo, segundo pesquisa da Universidade de Stanford.

 

 Os professores da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Antônio Carlos Zambroni de Souza, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE); Antônio Fernando Branco Costa, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), e Paulo Fernando Ribeiro, também do ISEE, estão na lista dos cientistas mais influentes no mundo, segundo pesquisa conduzida pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

 O estudo utilizou dados que mostram os impactos de cada pesquisador ao longo de sua carreira e também  no ano de 2019. Ao todo, 600 cientistas brasileiros fazem parte da lista dos 2% mais influentes em sua área de atuação.

 A UNIFEI parabeniza os professores pelo merecido reconhecimento internacional.

Ranking mundial de cientistas

 O Journal Plos Biology publicou, em 16 de outubro de 2020, o banco de dados de um estudo que fez a análise do ranking mundial de cientistas, o qual elenca os 100 mil cientistas mais influentes até 2019.

 A pesquisa intitulada Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” – https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000918 – foi conduzida por uma equipe da Universidade de Stanford, liderada por John Ioannidis. Para o estudo foram usadas as citações da base de dados Scopus, que atualiza a posição dos cientistas em dois rankings: o impacto do pesquisador ao longo da carreira (Tabela-S6-career-2019) e o impacto do pesquisador em um único ano, neste caso, 2019 (Tabela-S7-singleyr-2019).

 O estudo completo pode ser acessado pelo link:

https://journals.plos.org/plosbiology/article?id=10.1371%2Fjournal.pbio.3000918&fbclid=IwAR1LBmD2R_YUSfpLxQ3VcGtIed4QC5To9WA0ZO_LFAX4dAxkK3_21hhF7bU