Uai!rrior representa UNIFEI no Campeonato de Robótica RSM Challenge e vence na categoria Antweight

Os membros da equipe Uai!rrior que participaram da competição em Mogi das Cruzes – SP.

O campeão da categoria Antweight, Bacon, sendo ligado na arena.

Alguns resultados da equipe da UNIFEI no primeiro dia da competição de Mogi das Cruzes.

A equipe Uai!rrior foi uma das campeãs do Campeonato de Robótica RSM Challenge.

As competições entre as equipes aconteceram no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes – SP

O evento reuniu cerca de 550 competidores de oito países.

A equipe Uai!rrior, um dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), foi uma das vencedoras do Campeonato de Robótica RSM Challenge, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de abril, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes – SP, reunindo cerca de 550 competidores de oito países.

Depois de muita preparação, finalmente os integrantes da equipe da UNIFEI participaram da sua primeira competição presencial neste ano, com seus robôs de arena pequena e os autônomos. No dia 21, a equipe fez as inspeções para iniciar as lutas e corridas no dia seguinte, quando a Uai!rrior realizou uma boa apresentação dos robôs autônomos.

Na modalidade Combate, a Uai!rrior venceu a categoria Antweight, com o robô Bacon em 1º lugar. No total, foram 13 categorias disputadas durante os três dias do evento. As competições foram divididas de acordo com as características dos robôs participantes. Além dos equipamentos controlados no local, as disputas tiveram a participação de robôs monitorados à distância e de unidades que funcionam de forma autônoma.

Segundo os integrantes da Uai!rrior, o evento foi muito importante para equipe e para todo cenário de robótica brasileiro e mundial, visto que contou com a presença de competidores de outros países e que foram introduzidas duas novas categorias para o esporte no Brasil, a Mini Júnior e a Mini RC.

“Gostaríamos de deixar nossos agradecimentos a todos os organizadores da competição, que proporcionaram essa experiência incrível para toda a equipe, pois sabemos que foi com muito esforço e dedicação que tudo isso aconteceu [… e] também, de parabenizar todos os times participantes pelas conquistas durante e pela disputa saudável durante o evento. Estamos preparados para as próximas competições!”, manifestaram-se os membros da Uai!rrior nas páginas da equipe no Facebook e no Instagram.

Outros vencedores

Na categoria Seguidor de Linha Profissional, a vencedora foi a equipe Thunderatz, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Já na disputa Júnior desta categoria, os vencedores foram o time Dom Botic, de Rio Claro – SP. Na categoria Mini Futebol, o título ficou com a equipe Itandroids, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Nas competições de Mini Sumô, a equipe Robotbulls, do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), de Santa Rita do Sapucaí – MG, venceu na categoria 500 gramas Autônomo, enquanto a equipe RSM Robótica, de Mogi das Cruzes, ficou com o título na categoria 500 gramas Rádio Controlado.

Já na modalidade Sumô, a equipe Kimauánisso, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul – SP, foi campeã nas categorias 3 Kg Profissional Autônomo, 3 Kg Profissional Rádio Controlado e 1 Kg Lego Profissional, mas, na categoria 1 Kg Lego Júnior, ela foi vencida pela Omegabotz, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS). A equipe Dragonbotz, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), também de Sorocaba – SP, levou a melhor na categoria 750 gramas Júnior.

O time Trincabotz, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) levou a melhor na categoria Fairyweight, e na categoria Beetleweight, a equipe a Troia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi campeã.

Impacto positivo

Segundo informações da prefeitura de Mogi das Cruzes, a cidade é a primeira do Brasil a reconhecer a robótica como esporte. Durante a realização do Campeonato de Robótica RSM Challenge, o fluxo de participantes de várias cidades brasileiras e de outros países trouxe reflexos positivos para os setores hoteleiro, de alimentação e de serviços do município.

Mais informações sobre o evento podem ser conferidas em: