
Da esquerda para a direita: os professores Danilo Spadoti e Antônio Carlos Ancelotti Junior, Egiane Sene Rodrigues Zanon, o coronel Lauritz Silva e o professor Fabrício Silveira Chaves no Parque Tecnológico de São José dos Campos. (Foto: Unidade EMBRAPII – SEPAER/UNIFEI)
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançaram parceria voltada às empresas da Base Industrial da Defesa que desejam inovar. O anúncio ocorreu no último dia 14 de junho no Parque Tecnológico de São José dos Campos, em evento que reuniu representantes do governo, das unidades EMBRAPII, de pesquisadores e do setor industrial para debater os desafios e oportunidade na Defesa.
Pela Unidade EMBRAPII – SEPAER/UNIFEI, participaram do evento o vice-reitor, professor Antonio Carlos Ancelotti Junior; o gerente de projetos, Fabrício Silveira Chaves; o gerente de pesquisa e RH, professor Dr. Danilo Henrique Spadoti; a secretária administrativa da Unidade, Egiane Sene Rodrigues Zanon, e, como representante do setor de Defesa, o coronel Lauritz Silva.
No evento, foram anunciados investimentos de R$ 20 milhões, não reembolsáveis, a serem aplicados em projetos inovadores para o setor de defesa. Itajubá, recentemente agraciada com o reconhecimento do APL Asas Rotativas e Defesa, poderá se beneficiar por possuir empresas da Base Industrial de Defesa (BID).
Na oportunidade, algumas das 76 unidades EMBRAPII – ICTs tiveram a oportunidade de apresentar suas ofertas de trabalho e pesquisa para algumas das empresas do setor que, por sua vez, apresentaram suas demandas tecnológicas.
A UNIFEI conta com uma Unidade EMBRAPII desde outubro de 2021. A unidade foi credenciada no tema geração, transmissão e distribuição de energia e possui competências para atuar na área de sistemas elétricos de potência, geração distribuída, fontes alternativas e automação de sistemas elétricos. Além disso, a unidade está habilitada a desenvolver projetos Rota 2030 (Lei 13.755), que é um programa federal destinado a alavancar a cadeia automotiva com o objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico veicular, a proteção ao meio ambiente, a eficiência energética e a qualidade dos automóveis.
Os projetos EMBRAPII, seja em sistemas elétricos de potência ou para ROTA 2030, devem ter foco na demanda industrial por pesquisa, desenvolvimento e inovação com obtenção de resultados para as empresas parceiras. Eles devem ser cofinanciados por uma empresa em um modelo em que esta aporta 1/3 do valor total da carteira de projeto, a EMBRAPII com outro 1/3 em contrapartida financeira e a Unidade EMBRAPII – SEPAER/UNIFEI com o 1/3 restante.
Os projetos podem prever pagamento de pessoal, diárias, passagens, material de consumo, despesas operacionais e serviços de terceiros, sendo que os que estão relacionados com o programa ROTA 2030 podem considerar investimentos de capital, além de recursos para custeio. Eles podem ser encaminhados em fluxo contínuo, sem necessidade de edital. Qualquer professor vinculado à UNIFEI, grupo de pesquisa em parceria ou não com outras universidades, centros de pesquisa ou escritório de projetos externo podem encaminhar os projetos para e-mail embrapii@unifei.edu.br, pelo site www.embrapii.unifei.edu.br ou diretamente para a Unidade EMBRAPII sediada na sala 49 do prédio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), no campus sede da UNIFEI.