UNIFEI comemora 108 anos de fundação com outorga do Título de Professor Emérito e homenagens a professores aposentados e ex-alunos

Na terça-feira, 23 de novembro, às 14 horas, foi feita a aposição de flores no Mausoléu de Theodomiro Santiago, pelo Reitor e por diversos professores e engenheiros formados pela Instituição.

O professor José Antônio Justino Ribeiro, do IESTI, foi homenageado e descerrou seu retrato na galeria de docentes aposentados da UNIFEI.

Os professores Bortoni, Ancelotti e Edmilson com o docente aposentado José Antônio Justino Ribeiro.

No evento das 15h30, organizado pela FTS e pela AD-UNIFEI, foram homenageados o professor aposentado Djalma Brighenti e o engenheiro Joel Mendes Rennó.

O servidor Paulo Cesar Gonçalves fez a entrega do diploma e da medalha ao professor aposentado Djalma Brighenti.

O engenheiro Joel Mendes Rennó durante seu discurso.

O reitor com os engenheiros e o servidor homenageados no evento da FTS e AD-UNIFEI.

A engenheira Marita Tavares entregou ao servidor Paulo Gonçalves o diploma de Membro Honorário da AD-UNIFEI.

No dia 23, às 19 horas, no AARO, foi realizada a sessão solene do CONSUNI para outorga do título de Professor Emérito ao docente aposentado Antônio Eduardo Hermeto.

Em nome da Instituição, o professor Bortoni concedeu a Antônio Eduardo Hermeto o Título de Professor Emérito da UNIFEI.

O professor Hermeto discursou durante a cerimônia de outorga do Título de Professor Emérito da UNIFEI.

 

 No último dia 23 de novembro, a Universidade Federal de Itajubá realizou, no Complexo Histórico e Cultural (CHC-UNIFEI), vários eventos para celebrar seus 108 anos de fundação, com transmissões pelo seu canal oficial no YouTube.

 Às 14 horas, como acontece em todos anos, foi feita a aposição de flores no mausoléu do fundador da UNIFEI, Dr. Theodomiro Carneiro Santiago, cerimônia que contou com as participações do professores Edson da Costa Bortoni, reitor; Antônio Carlos Ancelotti Junior, vice-reitor; Edmilson Marmo Moreira e José Antônio Justino Ribeiro, ambos do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação (IESTI), e Renato de Aquino Faria Nunes, ex-reitor, além dos engenheiros José Ailton Batista da Silva, Marita Areas de Souza Tavares e Dagmar Luz de Andrade, ex-alunos da Instituição.

 Em seguida, no Auditório Professor Antônio Rodrigues d’Oliveira (AARO),  aproveitando o momento da homenagem ao fundador da UNIFEI, foi feito também um minuto de silêncio em memória de todos os professores, servidores, alunos e ex-alunos da Instituição que faleceram durante o período da pandemia, para reverenciar sua memória e em solidariedade aos seus familiares e amigos. No início das cerimônias das 15h30 e das 19 horas também foi feita essa homenagem.

Inauguração de retrato

 Teve início, então, a cerimônia de inauguração do retrato do professor José Antônio Justino Ribeiro, do IESTI, na Galeria dos Professores Aposentados pela Instituição, homenagem feita para prestigiar o trabalho de professores que atuaram por, pelo menos, 20 anos na UNIFEI e que se aposentaram como professores titulares na carreira.

 Em sua fala, o professor Edmilson Marmo Moreira, vice-diretor do IESTI, relembrou fatos importantes da carreira do professor homenageado e ressaltou sua importância para a história da UNIFEI. O professor Justino fez, então, o descerramento de seu retrato e, em seguida, também discursou, relembrando sua trajetória no magistério. Por fim, o reitor, professor Bortoni, prestou também sua homenagem ao docente, falando em nome da UNIFEI.

Homenagem a ex-alunos

 Às 15h30, teve início a cerimônia preparada pela Fundação Theodomiro Santiago (FTS) e pela Associação dos Diplomados da Universidade Federal de Itajubá (AD-UNIFEI) para prestigiar dois ex-alunos com a entrega dos Diplomas e Medalhas do Mérito Theodomiro Santiago: o professor aposentado Djalma Brighenti e o engenheiro Joel Mendes Rennó.

 A cerimônia contou com as presenças do reitor, professor Bortoni, dos presidentes da FTS e da AD-UNIFEI, os engenheiros Benedito Antunes da Silva Filho e Dagmar Luz de Andrade, respectivamente; do professor Zulcy de Souza, ex-diretor da então Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), e dos professores José Carlos Goulart de Siqueira e Renato Nunes, ex-reitores, além de diversos ex-alunos, amigos e familiares dos agraciados.

 Inicialmente, fizeram uso da palavra a engenheira Dagmar e o reitor. Foi feita, então, a leitura do currículo do professor aposentado Djalma Brighenti, a quem, em seguida, o professor Zulcy de Souza prestou sua homenagem e o servidor Paulo Cesar Gonçalves, gestor do CHC-UNIFEI, fez a entrega do diploma e da medalha.

 Depois, foi lido o currículo de Joel Mendes Rennó, que, na sequência, foi homenageado pelo professor Marcos Aurélio de Souza, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM). O engenheiro fez, então, o seu discurso e recebeu o diploma e a medalha do ex-aluno Joaquim Carlos Masseli Barbosa.

 Após essas homenagens, foi lido o currículo do servidor Paulo Gonçalves, gestor do CHC-UNIFEI, e a engenheira Marita Tavares discursou, reconhecendo o trabalho do servidor da Instituição, e lhe entregou o diploma de Membro Honorário da AD-UNIFEI.

 O evento foi encerrado com as palavras do engenheiro Benedito Antunes da Silva Filho e, para os que estavam acompanhando a transmissão pelas redes sociais da UNIFEI, foi exibido um vídeo institucional da FTS.

Professor Emérito

 Às 19 horas, o Conselho Universitário (CONSUNI) realizou uma sessão solene para oficializar a outorga do Título de Professor Emérito ao docente aposentado Antônio Eduardo Hermeto. Essa homenagem é concedida a professores aposentados da Instituição cujos serviços ao magistério e à pesquisa tenham sido considerados de excepcional relevância.

 O professor Bortoni, compôs a mesa juntamente com o vice-reitor, professor Ancelotti; o prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves Tiburzio e Silva, e o homenageado da noite. Após a abertura do evento, foi entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 Feita a explicação dos critérios para a concessão da homenagem, a servidora Luzia Antônia de Sales Del Ducca, secretária dos Conselhos Superiores, leu a decisão do CONSUNI que outorgava o título de Professor Emérito da UNIFEI a  Antônio Eduardo Hermeto.

 O professor Gustavo Paiva Lopes, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE), que participou da confecção do material que indicou o nome de Hermeto, fez, então, uma apresentação sobre o homenageado e, na sequência, o reitor da UNIFEI outorgou o Título ao docente.

 O agraciado fez seu discurso, demonstrando sua gratidão à Instituição pela homenagem recebida e agradecendo a presença de seus familiares, amigos e colegas no AARO e também a participação dos que acompanhavam a cerimônia pelo canal da UNIFEI no YouTube.

 Após o pronunciamento do reitor, a sessão foi encerrada e aconteceu um coquetel no Salão de Atos do CHC-UNIFEI, oferecido aos convidados.