Unifei comemora o Dia Nacional da Educação a Distância

O evento teve como convidado especial o professor Romero Tori, da Escola Politécnica da USP.

As atividades foram organizadas pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unifei.

O evento contou também com uma oficina de H5P e a palestra de Redes Sociais x AVAs.

O Dia Nacional da Educação a Distância foi comemorado na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) com uma programação de oficinas e palestras, no dia 27 de novembro.

Organizado pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD), o evento teve como convidado especial o professor Romero Tori, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Na abertura de sua palestra, ele declarou que foi um prazer conhecer as instalações da Unifei e todo o trabalho que é feito com a educação a distância.

Romero abordou conceitos e tipos de distância que surgem no contexto educacional, tanto presencial quanto virtual, e as formas tecnológicas de eliminá-las. “Existe um preconceito com o nome Educação a Distância, com a nomenclatura. Remetem-se aos cursos ‘por correspondência’ ou acham que é sem qualidade e mais barata. Não é assim. Existe a presença de alguém, de um professor, assim como na presencial. A qualidade vem do conteúdo, da instituição que oferece. A diferença é o limite do espaço geográfico. A aula é presencial, estamos ali, participando. O distanciamento que pode acontecer, tanto a distância quanto presencial, é a percepção do aluno, o interesse e dedicação, não a questão física. Por isso, acredito que o nome poderia ser “educação com limitação de espaço geográfico”, comentou o palestrante.

O professor Romero coordena o Laboratório de Tecnologias Interativas (Interlab) da USP, é bolsista de produtividade do CNPq na área de Tecnologias Educacionais e autor do livro Educação sem Distância, disponível no site educacaosemdistancia.org.

Além da palestra do professor Romero, aconteceram a oficina de H5P, ministrada por Robson Pereira, analista de Tecnologia da Informação, e a palestra de Redes Sociais x AVAs, pelos analistas de conteúdo Fernando Maia e Maria Paula Feichas.

O NEaD Unifei oferece cursos de graduação e pós-graduação em parceria com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), que tem como meta a contribuição para a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação. As oficinas e eventos acontecem periodicamente.

Para mais Informações sobre o NEaD Unifei, os interessados devem acessar o link: nead.unifei.edu.br.