Unifei concede moções a orientador e a discente escolhido para receber o Prêmio Abepro 2019

O vice-reitor da Unifei, professor Marcel Fernando da Costa Parentoni, fez a entrega de moções congratulatórias ao professor Anderson Paulo de Paiva, do IEPG, e ao discente, por ele orientado, discente Lucas Guedes de Oliveira pela premiação de sua dissertação.

Na manhã do dia 13 de setembro, o vice-reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), professor Marcel Fernando da Costa Parentoni, em nome dos Conselhos Superiores da Instituição, fez a entrega de moções congratulatórias ao professor Anderson Paulo de Paiva, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), e ao discente, por ele orientado, Lucas Guedes de Oliveira, cujo trabalho de conclusão de mestrado intitulado “Fundamentos da Metodologia de Superfície de Resposta e suas aplicações em manufatura avançada: uma análise crítica” foi escolhido para receber o Prêmio Abepro 2019 como “Melhor dissertação de mestrado em Engenharia de Produção em 2018”.

Lucas Guedes de Oliveira é engenheiro de Produção, graduado pela Unifei em 2015, na primeira turma do curso no campus de Itabira, e mestre em Engenharia de Produção (2018). Atualmente, é doutorando no mesmo programa e membro do Núcleo de Otimização da Manufatura e de Tecnologia da Inovação (Nomati).

A entrega das moções foi feita na sala de reuniões do Conselho Universitário (Consuni), no prédio da Administração Central do campus sede, e contou também com as presenças dos professores Vanessa Silveira Barreto Carvalho, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação; Rafael de Carvalho Miranda, vice-diretor do IEPG, e Renato da Silva Lima, do mesmo instituto.

Na oportunidade, o vice-reitor da Unifei parabenizou o discente e o seu orientador pelo desenvolvimento da dissertação e pela premiação conquistada, ressaltando que o feito é motivo de orgulho para a Universidade. Lucas, por sua vez, agradeceu pelo reconhecimento da Reitoria da Unifei e homenageou todos os professores do IEPG que contribuíram para o êxito do trabalho desenvolvido, destacando a participação de seu orientador.

A dissertação premiada

A dissertação do discente Lucas Guedes de Oliveira, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e atualmente doutorando no mesmo programa, recebeu o Prêmio Abepro 2019 no dia 15 de outubro durante a cerimônia de abertura e premiações no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (Enegep) 2019, que será realizado em Santos – SP.

O prêmio é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro) para promover o reconhecimento institucional aos melhores trabalhos do ano. A dissertação desenvolvida por Lucas apresentou uma revisão crítica e sistemática da literatura sobre a utilização da metodologia de superfície de resposta na otimização de diversos processos de manufatura tais como usinagem, soldagem, conformação e união.

Como premissas de pesquisa, foram avaliados 123 modelos quadráticos completos quanto a sua adequação às questões de convexidade, sentido de otimização, compatibilidade entre a convexidade das funções e o sentido de otimização desejado, modificações dos elementos formadores dos arranjos compostos centrais, número de variáveis independentes, número de experimentos utilizados, presença e intensidade da correlação entre múltiplas funções-objetivo, uso de funções de restrição de espaço experimental etc.

Os resultados indicam que a maioria das funções-objetivo construídas a partir de arranjos compostos centrais (72%) apresenta convexidade contrária ao sentido de otimização, o que conduz à localização de pontos de ótimos restritos muito afastados do centro da região experimental. Nessas regiões exteriores, o grau de previsibilidade dos modelos diminui consideravelmente, elevando a incerteza dos modelos e aumentando a largura dos intervalos de confiança para previsão. Outro fato relevante é que, nestas circunstâncias, a maioria dos algoritmos ou softwares utilizados pelos diversos autores estudados, identificam pontos de ótimos fora da região experimental válida.

Segundo material de divulgação produzido pelo IEPG sobre a premiação de Lucas, o trabalho tem sido bem recebido pela comunidade acadêmica e os resultados alcançaram mais expressão e visibilidade a partir da publicação dos seguintes artigos em periódicos internacionais:

– OLIVEIRA, L. G.; PAIVA, A. P.; BALESTRASSI, P. P.; FERREIRA, J. R.; COSTA, S. C.; CAMPOS, P. H. S. (2019). Response surface methodology for advanced manufacturing technology optimization: theoretical fundamentals, practical guidelines, and survey literature review. The International Journal of Advanced Manufacturing Technology, ISSN 0268-3768, DOI 10.1007/s00170-019-03809-9.

– OLIVEIRA, L. G.; PAIVA, A. P.; CAMPOS, P. H. S.; PAIVA, E. J.; BALESTRASSI, P. P. (2019). Prediction capability of Pareto optimal solutions: A multi-criteria optimization strategy based on model capability ratios. Precision Engineering, 59, 185–210. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.precisioneng.2019.06.008>.