Unifei de Itabira realiza o 6º Grande Prêmio de Rolimã

A corrida foi aberta ao público da Unifei e à população de Itabira.

Membros da equipe de organização do evento.

No dia 16 de junho, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus de Itabira, promoveu o Grande Prêmio de Rolimã. Em sua 6ª edição, o evento foi organizado pela Iron Racers, equipe de Fórmula SAE do campus, que também ajudou a promover as últimas duas edições. Ao todo, 250 calouros das engenharias Ambiental, Mecânica, da Mobilidade, de Materiais e de Produção participaram da disputa.

A competição foi dividida em duas etapas: estática e dinâmica. Na primeira, ocorreu a apresentação do projeto do carro e o business case, quando a equipe deve ‘vender’ seu produto a uma banca de jurados. Já a fase dinâmica envolveu testes de frenagem, dirigibilidade e tempo, além dos duelos de duplas, fase eliminatória que define os três primeiros classificados.

Mas engana-se quem pensa que o campeão foi apenas o vencedor da corrida. Segundo Gabriela Fonseca Vieira, membro da Iron Racers, a pontuação final é o resultado do desempenho nos dois momentos, o que reforça o principal objetivo do evento: o desenvolvimento de um projeto de engenharia. “O mais importante não é a corrida, mas todo o desenvolvimento do projeto, reproduzindo na prática o que foi ensinado até agora em sala de aula. O que eles aprendem é fazer ‘do zero’, desenhando o projeto primeiro, fazendo uma tabela de custos e a apresentação de business case, para, depois, montar o carro e ir para a competição”, esclareceu Gabriela.

Entre as 25 equipes que participaram da disputa, a campeã foi a “Relâmpago Marquinhos”, seguida da “Turbotubbies” e da “Pico do Amoréteu”. Tainá Larissa, capitã do grupo vencedor, disse que a conquista se deve ao espírito de colaboração entre os 10 membros do time. “Foi uma sensação maravilhosa de dever cumprido, pois, no começo, não estávamos acreditando que iríamos ter grande sucesso. Só no dia da corrida é que tivemos a noção da quantidade de pessoas que estavam competindo e de como era algo grande. A partir daí, ficamos mais animados, nos esforçamos para dar o nosso melhor e apoiar o piloto nas etapas. O que mais me marcou foi a união das equipes e como todos se ajudaram para que ocorresse tudo bem”, relatou Tainá.

Por fim, Daividy Martins, membro da organização, celebrou a presença da população de Itabira durante o evento, e ressaltou o ganho obtido pelos estudantes que participam do projeto: “É muito importante para o aluno, já nos seus primeiros anos de curso, ter um contato com a parte prática da engenharia. Desta forma, eles conseguem desenvolver habilidades básicas de um bom profissional, como pró-atividade, comunicação, liderança e trabalho em equipe”.

Para mais informações sobre o evento e a equipe Iron Racers, os interessados devem acessar o link: https://www.facebook.com/ironracers/.