Unifei de Itabira sedia o Startup Weekend Maker

Ao todo, cerca de 120 pessoas participaram do evento Startup Weekend Maker em Itabira.

Momento em que os jurados avaliavam a parte técnica do produto.

Corpo de jurados avaliando um dos produtos.

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus de Itabira, sediou o Startup Weekend Maker, ação de empreendedorismo na qual os participantes devem idealizar um produto, apresentar seu protótipo e “vendê-lo” aos jurados. Ao todo, cerca de 120 pessoas estiveram nos três dias de evento, entre elas, empresários, estudantes de diversas instituições e membros da rede maker de Minas Gerais.

Agora, Itabira se junta a Itajubá como as únicas cidades da América Latina a oferecerem o projeto. Inclusive, foi participando da edição de Itajubá no ano passado que João Miguel, Victor Gontijo e Rodrigo Pinto, membros da equipe organizadora do evento, puderam entender e amadurecer a ideia de realizá-lo também em Itabira.

João Miguel Abreu, estudante de Engenharia Elétrica da Unifei em Itabira, destacou a vocação que os alunos do campus possuem para atividades de empreendedorismo e comentou sobre a integração que houve entre a Unifei e outras instituições: “Dentro das nove equipes havia estudantes da Unifei, Unicesumar, Funcesi, Centro Universitário Una e outras, e foi muito bacana ter essa mescla de várias pessoas com conhecimentos e vivências diferentes, algo que, no final das contas, ajudou muito no desenvolvimento do evento”.

Bruno Araújo, estudante do mesmo curso em Itabira e membro da Lhama Gestão Automotiva, comentou como foi sua experiência ao participar do evento. “Os mentores e a equipe inteira do projeto nos auxiliaram muito. Naqueles três dias, eu pude aprender uma infinidade de coisas, algumas que nunca imaginei, e outras que já tive curiosidade, mas não havia sido instigado a fazer”, detalhou ele.

O estudante, cuja equipe foi a vice-campeã do evento, apresentando o projeto de um hardware para gerenciamento inteligente de veículos, completou: “Acredito que meus companheiros de startup também se sentiram da mesma forma, pois entramos no evento com uma ideia e saímos com uma empresa, e isso nos fez mudar nosso jeito de pensar”.

Dado o sucesso da primeira edição, a meta agora é realizar novamente o evento em Itabira nos próximos anos. “Acreditamos que a Unifei de Itabira será sempre um dos melhores locais para se realizar ações de empreendedorismo e inovação. Confiamos no poder transformador da Universidade e buscamos sempre conectar a comunidade externa com este ambiente”, explicou João Miguel.

Segundo ele, nas próximas semanas, serão iniciados os trabalhos para organizar o 2° Startup Weekend Maker Itabira. “Para aqueles que quiserem participar dessa jornada, estaremos sempre de portas abertas”, finalizou o estudante.