UNIFEI e IMBEL firmam acordo para a troca de informações entre seus programas de pesquisas

O acordo entre a UNIFEI e a IMBEL foi assinado pelo professor Edson Bortoni e o general Aderico Mattioli, em 04 de fevereiro, em Brasília.

 O acordo entre a UNIFEI e a IMBEL foi assinado pelo professor Edson Bortoni e o general Aderico Mattioli, em 04 de fevereiro, em Brasília.

No dia 04 de fevereiro, o professor Edson da Costa Bortoni, reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), esteve na sede da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), em Brasília – DF, onde foi recebido pelo general Aderico Mattioli, diretor-presidente da empresa.

Durante a audiência, foi firmado um acordo para que ambas as instituições possam trabalhar em conjunto a fim de estabelecer a troca de informações entre seus pesquisadores e a elaboração de programas de pesquisas em comum, entre outras atividades de interesse.

Além da reunião na sede da IMBEL, o reitor da UNIFEI e sua comitiva, composta pelo vice-reitor, os pró-reitores de Gestão de Pessoas e de Extensão e pela diretora de Gestão e Qualidade de Ensino da Instituição, já tinham participado, no dia 03 de fevereiro, de audiências no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e na Secretaria de Educação Superior (SESU), do Ministério da Educação (MEC), para tratar de projetos para os campi da UNIFEI de Itajubá e de Itabira.

A íntegra da notícia veiculada na página da IMBEL na internet pode ser conferida em: https://www.imbel.gov.br/index.php/noticias-imbel/390

Sobre a IMBEL

A IMBEL é uma empresa pública federal, com personalidade jurídica de direito privado, vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio do Comando do Exército Brasileiro. Sua missão é fabricar e comercializar produtos de defesa e segurança para clientes institucionais, especialmente Forças Armadas, Forças Policiais e clientes privados.

Seus principais produtos são fuzis, pistolas e carabinas; munições de artilharia, de morteiros e de carros de combate; pólvora, explosivos e acessórios; equipamentos de comunicações e eletrônica; e sistemas de abrigos temporários de campanha, humanitários e de defesa civil.

Além de sua sede na capital federal, a IMBEL possui unidades de produção nas cidades de Itajubá e Juiz de Fora, em Minas Gerais; Piquete, em São Paulo, além de Magé e Rio de Janeiro, no estado fluminense.

A  empresa, por meio da Fábrica de Itajubá (FI), vem apoiando, nos últimos anos, o projeto acadêmico de competição tecnológica Uai!rrior, da UNIFEI, que, em dezembro passado, se destacou na Battlebots, maior reality show de combate de robôs do mundo transmitido pela Discovery Channel (EUA). Na primeira luta de estreia da temporada 5 (2020), a equipe utilizou em seu robô Black Dragon o sistema de arma usinado pela IMBEL – FI.