Unifei e Inovai promovem Workshop de empresa pioneira em Internet das Coisas

O representante da Sierra Wireless, Márcio Fabozi, apresentou a linha de produtos desenvolvidos pela empresa.

Denis Shimizu apresentou detalhes da tecnologia utilizada nos produtos oferecidos pela empresa.

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), sediou no dia 04 de abril, o workshop da empresa Sierra Wireless, pioneira em conectividades para Internet of Things (Internet das Coisas) – IoT, com o objetivo de capacitar, professores, alunos, startups e indústrias para se transformarem e prosperarem na economia conectada.

O evento foi uma iniciativa da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai) e contou com a participação de, aproximadamente, 30 pessoas. A apresentação feita é uma das diversas ações de promoção e fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação de Itajubá.

Pela Unifei, estiveram também presentes os professores José Carlos Grilo Rodrigues, Maurício Campos Passaro, do ISEE; Danilo Henrique Spadoti, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (Iesti) e Otávio Augusto Salgado Carpinteiro, docente aposentado que participou como convidado.

Também participaram o coordenador de Fomento, Pesquisa e Desenvolvimento, Alessandro Augusto Nunes Campos, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), alunos de graduação e pós da Unifei e representantes de empresas de tecnologia, como Advantech e Pixelti.

A abertura foi feita pelo diretor de Inovação da Inovai, engenheiro Carlos Vitor Rodrigues Conti, que apresentou os representantes da empresa Sierra Wireless, Márcio Fabozi e Denis Shimizu, e agradeceu a presença dos participantes e a parceria da Unifei na realização do evento.

Na sequência, foi feita uma apresentação da Sierra Wireless por Márcio Fabozi. Ele falou sobre tendências em IoT, áreas de atuação e projetos da empresa em andamento no Brasil e em outros países. Também fez uso da palavra Denis Shimizu, que tratou de demonstrações práticas de ferramentas e apresentou detalhes da tecnologia utilizada nos produtos oferecidos pela empresa.

Por meio dos vídeos apresentados pelos dois executivos, os participantes conheceram as atividades e os produtos desenvolvidos pela Sierra Wireless e puderam fazer perguntas. Ao final do evento, foram feitos agradecimentos aos representantes da empresa e aos participantes da apresentação.

A Internet das Coisas

Internet das Coisas é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet. Trata-se da conexão dos objetos, mais do que das pessoas à internet, ou seja, ela é uma rede de objetos físicos capaz de coletar e transmitir dados. Por meio da IoT já é possível controlar o consumo de água e energia de um condomínio, monitorar remotamente os sinais vitais de um paciente e acompanhar o trajeto do ônibus, entre outros, estes são alguns exemplos de como essa tecnologia estará próxima do cotidiano das pessoas nos próximos anos.

A Internet das Coisas remete à visão de um mundo totalmente conectado e, para isso, a próxima geração de dispositivos conectados deverá funcionar prioritariamente sobre tecnologias 4G e 5G com protocolo específico para comunicação machine X machine.

Sobre a empresa

A Sierra Wireless oferece dispositivos para a solução de nuvem e completa linha de chips de comunicação e processamento de dados em 4G, NBIoT, 5G, Cat-M, Wireless, Bluetooth além de Tecnologia Risc Strong Arm em extra low power.

Ela tem sua matriz sediada no Canadá, opera centros de Pesquisa e Desenvolvimento na América do Norte, Europa e Ásia e possui unidades em vários países, como o Brasil. Em Minas Gerais, há uma unidade fabril em Betim – MG.

Outras informações sobre a empresa podem ser obtidas em: www.sierrawirelles.com.

Sobre a Inovai

A Inovai foi criada em agosto de 2017, por um consenso entre entidades dos governos federal, estadual e municipal, associações de classe dos setores da indústria, do comércio e serviços e instituições de ensino. A associação se propõe a gerir, de forma colaborativa, as ações e atividades de inovação e empreendedorismo em Itajubá.

A entidade tem como sócios fundadores a Unifei; a Prefeitura Municipal de Itajubá; a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais (Sedectes); a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (Facesm); a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (Aciei); a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajubá (CDL) e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (Simmmei).