
A UNIFEI assinou um protocolo de intenções com a APSF para a instalação de uma estação meteorológica no cume da Pedra da Mina. Fotos: Muriel Cintra.

A estação está instalada na quarta montanha mais alta do Brasil, com 2.798 metros de altitude. Fotos: Muriel Cintra.

A Pedra da Mina fica na Serra da Mantiqueira, na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Fotos: Muriel Cintra.

A instalação da estação foi possível por meio de parceria entre a UNIFEI, a APSF, a OrbySense e a WS Consultoria Climatológica. Fotos: Muriel Cintra.
A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) em parceria com a Associação dos Proprietários da Serra Fina (APSF), a empresa OrbySense e William Siqueira, participou da instalação de uma estação meteorológica no cume da Pedra da Mina, que fica na Serra da Mantiqueira, na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo. A estação está instalada na quarta montanha mais alta do Brasil, com 2.798 metros de altitude.
A participação da UNIFEI e da empresa OrbySense na instalação se deu após um incêndio de grandes proporções tomar a região da Serra Fina em 2020. Assim, a Instituição desenvolveu um projeto com várias ações no local, com a colaboração do Instituto de Recursos Naturais (IRN) e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação (IESTI), que ficou responsável pela avaliação e possibilidade da instalação de um sensoriamento remoto na localidade.
De acordo com o professor José Alberto Ferreira Filho, do IESTI, a UNIFEI assinou um protocolo de intenções com a APSF, objetivando desenvolver projetos científicos na Serra Fina. A Associação é formada pelos proprietários de terras da Serra Fina e gerencia o acesso na região.
A iniciativa da elaboração do projeto partiu da APSF e, além das entidades citadas, essa fase do projeto contou com a participação da WS Consultoria Climatológica, empresa da área de meteorologia situada na cidade de Maria da Fé – MG, cuja colaboração foi fundamental no processo.
Outras informações sobre a estação meteorológica podem ser conferidas em: https://oglobo.globo.com/um-so-planeta/noticia/2023/07/11/brasil-tem-uma-nova-estacao-meteorologica-mais-alta-saiba-o-que-pode-ser-descoberto.ghtml