Unifei é selecionada a participar do Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação do CNPq

 A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi uma das 38 instituições brasileiras selecionadas a participar do Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI), promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 A proposta, coordenada na Unifei pela pró-reitora adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Vanessa Silveira Barreto Carvalho, tem como objetivo principal incentivar a interação com o setor empresarial, aumentando o potencial para inovação, a atualização curricular e o desenvolvimento de pesquisa avançada.

 São objetivos específicos da proposta promover a formação de recursos humanos por meio do desenvolvimento de projetos de interesse do setor empresarial e contribuir para o aumento da capacidade competitiva das empresas através do desenvolvimento científico e tecnológico.

 O DAI funciona como uma modalidade de ingresso nos cursos de doutorado acadêmico já existentes na Unifei, na qual o projeto de pesquisa é desenvolvido em colaboração entre a indústria e a universidade.

 A parceria com as empresas que participaram do edital com a Unifei foi negociada pelo chefe de Gabinete da Reitoria, professor José Arnaldo Barra Montevechi, que também contribuiu na elaboração da proposta. São parceiras da Unifei na proposta a Advantech Brasil Ltda., a Datapool Eletrônica Ltda., a Balteau Produtos Elétricos Ltda. e a Mahle Metal Leve S/A.

 O projeto, que deverá ser inicializado em agosto de 2019, contempla 10 bolsas de doutorado e envolve os programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Multicêntrico em Química de Minas Gerais.

Sobre o DAI

 Para fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs), o CNPq lançou, em julho de 2018, o Programa DAI, por meio de chamada de seleção de propostas. O objetivo foi fomentar a cooperação dessas instituições com empresas por meio do envolvimento de alunos de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial. Com isso, o CNPq deve conceder, ao todo, 200 bolsas para as ICTs brasileiras.

 O lançamento da Chamada no Diário Oficial da União (DOU) e na página do CNPq foi feito em 03 de julho passado; a submissão das propostas aconteceu de 13 de julho a 26 de outubro e seu julgamento foi realizado em novembro. A divulgação do resultado do julgamento foi feita em 03 de dezembro e a do resultado final, em 21 de janeiro de 2019. O início da vigência do Programa DAI está previsto para março deste ano.

Mais informações sobre o Programa DAI do CNPq podem ser consultadas em: http://www.cnpq.br/documents/10157/6234432/Minuta_Chamada_DAI_2018.pdf/a317977a-2432-4c9c-afe2-e924f82e9008

A Unifei foi uma das 38 instituições brasileiras selecionadas a participar do Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI), promovido pelo CNPq.

A proposta é coordenada na Unifei pela professora Vanessa Silveira Barreto Carvalho, pró-reitora adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação.

O professor José Arnaldo Barra Montevechi contribuiu na elaboração da proposta e negociou a parceria com as empresas que participaram do edital.