UNIFEI está entre as 30 melhores IES brasileiras no ranking THE 2020 de Universidades em Economias Emergentes, além de ser a 13ª mais sustentável do Brasil

A UNIFEI figura no ranking da britânica Times Higher Education (THE) sobre as IES de Economias Emergentes.

 A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) é a 27ª colocada entre universidades brasileiras que figuram no ranking feito pela revista britânica Times Higher Education (THE) sobre as melhores instituições de ensino superior (IES) de Economias Emergentes – Emerging Economies University Rankings 2020, publicado no dia 19 de fevereiro, quarta-feira.

 Foram classificadas 533 instituições de ensino de 47 países. Dentre as 46 brasileiras, 39 são públicas. O ranking completo pode ser conferido em: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2020/emerging-economies-university-rankings#!/page/0/length/25/locations/BR/sort_by/rank/sort_order/asc/cols/stats

 O Ranking de Universidades em Economias Emergentes THE 2020 inclui apenas instituições em países classificados pelo Grupo FTSE da Bolsa de Londres como “emergentes avançados” – entre os quais estão Brasil, África do Sul, Grécia, Hungria, Malásia, México, República Tcheca, Tailândia, Taiwan e Turquia –,“emergentes secundários” e “fronteira”.

 O ranking usa os mesmos 13 indicadores de desempenho do THE World University Rankings para julgar as instituições quanto ao ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional, mas eles são recalibrados para refletir as prioridades de desenvolvimento das universidades nas economias emergentes.

 A metodologia utilizada no Ranking das Universidades de Economias Emergentes 2020 pode ser cosultada em: https://www.timeshighereducation.com/emerging-economies-university-rankings-2020-methodology

 A China ocupa os quatro primeiros lugares no ranking e também é o país com maior representação em número de instituições ranqueadas (81), seguida pela Índia (56) e Brasil (46).

 

13ª Universidade mais sustentável no Brasil

Certificado emitido pela GreenMetric para a UNIFEI.

 A UNIFEI também está entre as 28 instituições de ensino superior (IES) mais sustentáveis no Brasil, segundo o Ranking UI GreenMetric World University. A última edição deste ranking foi divulgada no final de 2019 e contempla 780 universidades de 85 países.

 Para conferir as colocações das instituições brasileiras no ranking, basta acessar: http://greenmetric.ui.ac.id/country-list2019/?country=Brazil

 A Universidade da Indonésia (UI) elabora o UI GreenMetric World University Ranking desde 2010, por entender que é fundamental que o tema Meio Ambiente faça parte do debate dentro de universidades em todo o mundo, tendo em vista as mudanças climáticas que ocorrem atualmente no planeta.

 O ranking lista as IES que mais se destacam quando se trata de sustentabilidade em seus campi. O UI GreenMetric mede a participação e o compromisso das universidades em desenvolver uma infraestrutura “ambientalmente amigável” e um campus que dá espaço para práticas sustentáveis.

 O UI GreenMetric utiliza seis critérios para realizar a classificação das universidades com práticas sustentáveis em seus campi: paisagem e infraestrutura, energia e mudanças climáticas, resíduos, água, transporte e educação.