UNIFEI está entre as primeiras universidades federais a entregar o diploma digital para seus graduados

Modelos do diploma digital emitido pela UNIFEI para os estudantes formados em seus cursos de graduação.

O professor Bortoni, reitor da UNIFEI, fez a assinatura única com Token de um lote de 737 diplomas digitais.

 Ao todo, 737 graduados fizeram parte do primeiro grupo a receber o diploma digital da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), sendo 548 formados do campus sede e 189 do campus de Itabira, os quais participaram de colações de grau 26 de março de 2021 a novembro do mesmo ano. Eles receberam o link do diploma digital através do e-mail da Coordenação de Registro Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (CRA-PRG), do campus sede, e do e-mail da Assessoria de Registro Acadêmico da Coordenação de Ensino de Graduação, do campus de Itabira.

O diploma digital

 O novo modelo de diploma é um documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) através da Portaria nº 554, que dispõe sobre a emissão e registro do diploma de graduação por meio digital.

Os diplomas já emitidos foram assinados com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais, que conferem validade jurídica e reforçam a segurança para registro e emissão dos diplomas digitais.

 Assinaram digitalmente os diplomas: a UNIFEI, com token do CNPJ, os professores Edson da Costa Bortoni, reitor da UNIFEI; Paulo Sizuo Waki, pró-reitor de Graduação, Karina Arruda Almeida, diretora de Gestão e Qualidade do Ensino, e Maura Regina Rennó Ferreira, até então assessora de Registro Acadêmico da Graduação.

 A implantação do diploma digital na UNIFEI é resultado de um trabalho conjunto entre a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), a Diretoria de Gestão e Qualidade do Ensino (DGQE), a Coordenação de Registro Acadêmico da Graduação (CRA) e a empresa Link Certificações Digitais. Essa tarefa exigiu muita dedicação e incluiu adequações à Instrução Normativa do MEC para possibilitar na prática a emissão de diplomas dentro dos padrões de qualidade e segurança, os quais foram todos validados através do site do MEC.

Em reconhecimento e agradecimento pelo êxito na implantação do diploma digital na UNIFEI, o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (CEPEAd) emitiu uma Moção de Congratulações aos servidores que atuaram diretamente neste trabalho, Rodrigo Lúcio dos Santos Silva, Benedito Gomes Vieira e Maura Regina Rennó Ferreira, que encerrou suas atividades na CRA – PRG, após a implantação do diploma digital, para assumir novos desafios na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Cada graduado recebeu o link do arquivo referente ao próprio diploma digital, o qual pode ser baixado em formato XML, e a representação visual do documento, em formato PDF, que pode ser impressa, juntamente com um tutorial para conferir a validade do diploma.

O diploma digital é um marco na inovação tecnológica, pois promove a modernização de documentos acadêmicos, aliada às exigências da Legislação Educacional, reforça a segurança e traz benefícios para a sociedade, que poderá ter acesso imediato e sem custos ao documento.