UNIFEI investe em ações de saúde e qualidade de vida

O Centro de Educação Física e Esportes (CEFE) da UNIFEI ofereceu diversas atividades em 2019, como vôlei.

As Oficinas Temáticas apresentam temas abordados de forma acessível e aplicada à realidade da comunidade.

Durante o projeto Longe de Casa, os alunos participaram de palestras e compartilharam expectivas e opiniões sobre os temas propostos.

O evento Setembro Amarelo teve por objetivo conscientizar a população sobre saúde mental e suicídio, apresentando ferramentas que ajudem as pessoas a lidar com o sofrimento psíquico enfrentado no dia a dia.

Vários públicos da UNIFEI participaram de palestras, atividades e oficinas que abordaram a questão da saúde mental durante o evento Setembro Amarelo 2019.

Durante o Setembro Amarelo foram desenvolvidas atividades lúdicas, como oficina de mandalaterapia, ginástica laboral, aula de zumba, free hugs, apresentação de peças de teatro e exposição de trabalhos artísticos criados pela comunidade.

Você sabia que a qualidade de vida no trabalho (QVT) só pode ser alcançada quando empregador e empregado trabalham lado a lado para alcançarem bons resultados coletivos?

Suas ações consistem em aperfeiçoar os processos tecnológicos, estratégicos, operacionais e humanos da empresa, visando oferecer melhorias nas condições de trabalho, do ambiente laboral e do clima organizacional e maior atenção aos processos. Ações como estas facilitam o dia a dia do colaborador e favorecem o aumento da produtividade, gerando um clima de satisfação geral por parte de todos da empresa.

Investir na qualidade de vida no trabalho é defender estilos de vida mais saudáveis e maior valorização dos profissionais, além de ofertar as condições necessárias para que possam realizar suas atividades da melhor forma possível.

A QVT aplica recursos em saúde no trabalho e desenvolve práticas mais saudáveis, com o objetivo de alterar os costumes e rotinas ligadas ao estilo de vida do colaborador para aumentar o seu bem-estar e a autossatisfação. Assim, o trabalhador leva para sua casa e família tais costumes, o que gera maior qualidade de vida em todos ao seu redor.

Pensando nisso, a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQ), ligada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PRGP) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), tem trabalhado ao longo dos últimos cinco anos em ações que possam cooperar com a mudança de comportamento diário dos servidores da Instituição, ofertando atividades físico-esportivas e campanhas de saúde voltadas à melhoria da imunização e prevenção de doenças.

Abaixo, em uma retrospectiva resumida, são listadas as atividades desenvolvidas por cada setor no ano de 2019.

Campanhas de saúde e qualidade de vida realizadas pelo Serviço de Enfermagem:

• Campanhas de doação de sangue;
  • Campanha de combate ao fumo;
  • Campanha em comemoração ao Dia da Segurança e Saúde do Trabalho;
  • Campanha de combate à hipertensão;
  • Campanha de combate à diabetes;
  • Campanha de imunização da gripe e demais vacinas do calendário adulto;
  • Campanha de imunização contra o sarampo;
  • Campanha de promoção da saúde vocal;
  • Campanha de prevenção ao hiper e hipotireoidismo;
  • Campanha Setembro Amarelo;
  • Campanha Outubro Rosa;
  • Campanha Novembro Azul;
  • Combate ao Aedes aegypti.

Atividades oferecidas pelo Centro de Educação Física e Esportes – CEFE

As atividades desenvolvidas em 2019 foram as seguintes:

• Alongamento;
  • Atletismo recreativo e competitivo;
  • Avaliação física;
  • Basquete recreativo feminino;
  • Basquete recreativo masculino;
  • Caiaque cadastro;
  • Caiaque polo;
  • Caiaque uso livre;
  • Circuito UNIFEI de Vôlei de Praia;
  • Festival Interno da UNIFEI;
  • Futebol recreativo;
  • Ginástica laboral;
  • Handebol feminino;
  • Preparação física;
  • Projeto Futsal Masculino;
  • Projeto Futsal Feminino;
  • Quadribol;
  • Treinamento de goleiros;
  • Treinamento funcional;
  • Vôlei de praia masculino recreativo e competitivo;
  • Vôlei de praia feminino recreativo e competitivo;
  • Voleibol feminino;
  • Voleibol intermediário;
  • Voleibol masculino;
  • Voleibol recreativo;

Atividades, campanhas e projetos desenvolvidos pelo Serviço de Psicologia:

Foram realizados os seguintes projetos em grupo: Longe de Casa e Oficinas Temáticas. Também aconteceram atendimentos individuais por meio de Plantão Psicológico e de Terapia Breve, além da realização da campanha Setembro Amarelo.

Em 2020, todos os servidores são convidados a participarem das atividades ofertadas pela DSQ, além das campanhas que serão realizadas.