Unifei Itabira realiza a primeira feira de estágio do campus

A feira de oportunidades foi uma das atrações do evento.

Ao final do evento, alunos e ex-alunos do campus se reuniram para uma roda de conversa.

Saber as novas tendências e exigências do atual mercado de trabalho são dúvidas comuns entre estudantes universitários. Para responder esses questionamentos a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus de Itabira, promoveu a I Feira de Estágio da Engenharia de Produção (Feep).

A proposta inicial da comissão organizadora, que incluiu professores e discentes, era atender estudantes do curso. Porém, à medida que o projeto foi avançando, foi desenvolvida uma programação voltada a todas as engenharias. Para tal, foram oferecidas palestras, roda de conversa e uma feira de oportunidades com as empresas parceiras, sendo todas as atividades abertas à comunidade externa.

Tendo como principal finalidade preparar seus participantes para o atual mercado de trabalho, a Feep recebeu profissionais de empresas da região e ex-alunos da Unifei já inseridos no mercado. Entre os temas debatidos, estavam: exigências do mercado de trabalho, empreendedorismo e inteligência emocional, entre outros.

A estudante de Engenharia de Produção Vanderlucia Alvarenga citou a troca de experiências junto às empresas e ex-alunos como o ponto mais interessante da feira, além de falar sobre o que o evento agregou a ela e seus colegas: “Foi uma ótima oportunidade para termos contato com o mercado de trabalho, saber quais são as demandas, como é a fase do estágio e, assim, nos prepararmos para esse momento. O conteúdo das atividades trouxe muitos assuntos presentes no nosso dia a dia e isso foi muito bom”.

Membro da equipe de organização, a professora Tábata Fernandes Pereira ressaltou que o engajamento da comunidade acadêmica superou as expectativas e destacou as oportunidades oferecidas pela Feep. “Foi possível que os participantes visitassem os estandes durante os intervalos, conversassem e interagissem com as empresas, além de cadastrar seus currículos nos bancos de dados. Além disso, ficamos muito satisfeitos com a participação das empresas, que é uma demonstração de como o mercado de trabalho está de braços abertos para acolher nossos alunos”, disse a professora.

Com a primeira experiência aprovada, a docente espera que a edição de 2019 possa trazer ainda mais novidades. “Ao final da feira, aplicamos uma ficha de avaliação, e todos que a responderam sinalizaram o interesse de que ocorra novamente no próximo ano. Nós já estamos cheios de novas ideias para uma próxima edição, buscando abranger outros cursos e oferecer, além de palestras, minicursos, workshops, estandes de multinacionais. Quem sabe nossos alunos já não saiam da feira com seu estágio garantido?”, finalizou.