
O reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni, participou, em 09 de fevereiro, da reunião extraordinária do Conselho e Diretoria do NEMPA para definir a construção do Hub de Empreendedorismo e Inovação em Pouso Alegre. (Foto: NEMPA)
O reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), professor Edson da Costa Bortoni, participou, em fevereiro, da reunião extraordinária do Conselho e Diretoria do Núcleo de Empreendedorismo de Pouso Alegre (NEMPA), que serviu para definir a construção do Hub de Empreendedorismo e Inovação na cidade. A ideia é que o prédio sirva para gerar conhecimento, negócios e soluções inovadoras para a sociedade, contando em suas instalações com laboratório, coworking, auditório e áreas que facilitem a convivência entre estudantes, empreendedores, investidores e o poder público.
A reunião contou ainda com a presença do prefeito de Pouso Alegre, coronel José Dimas da Silva Fonseca; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Costa, e do vereador Igor Tavares. Na oportunidade, a UNIFEI se comprometeu a aplicar no Hub, dentre outros projetos, o Bacharelado em de Ciência e Tecnologia, que tem duração de 3 anos, enquanto o NEMPA se responsabilizou por movimentar as conexões da comunidade empreendedora de Pouso Alegre no novo edifício. O prefeito, coronel Dimas, definiu que a Prefeitura realizará a obra, em parceria com a empresa DAC Engenharia, que fez toda a planta do projeto.
“Pouso Alegre dá hoje um grande passo, ao mesmo tempo que a UNIFEI também cresce, posto que o prefeito da cidade e seus assessores na área de empreendedorismo e inovação acertaram em ser um novo polo do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, construindo um espaço com a mesma identidade visual do Centro de Empreendedorismo UNIFEI – CEU. Dessa forma, a cidade se coloca como uma parceira, trazendo para o seu domínio, uma parte da Universidade”, disse o reitor.
Segundo o professor Bortoni, nesse centro de empreendedorismo, os estudantes terão aulas em EaD e farão o trabalho presencial através de projetos integradores, reais e de aplicação imediata propostos pelas indústrias parceiras, que se responsabilizarão pela manutenção do espaço.
No Hub, os alunos poderão desenvolver protótipos de suas propostas, utilizando um moderno laboratório de desenvolvimento ao estilo de um FabLab. O espaço contará ainda com um centro de convivência, um auditório e uma sala de coworking, que poderão ser utilizados pelas empresas parceiras durante os períodos em que não houver atividades do Bacharelado em Ciência e Tecnologia.
Marco histórico
O idealizador do NEMPA, Igor Tavares, vereador de Pouso Alegre e entusiasta da causa, definiu a reunião como um grande marco histórico para a cidade. “Com o Hub, Pouso Alegre irá posicionar a nova geração de estudantes e empreendedores como protagonistas dos desafios do futuro. Vamos abrir as portas para que a nossa comunidade possa aprender com a Universidade Federal de Itajubá e desenvolver soluções inovadoras que melhorem a vida de todos nós, pousoalegrenses, mineiros e brasileiros!”, disse Tavares em veiculação feita sobre o evento.
O NEMPA deverá preparar ainda um evento para o anúncio de todas informações do que será o Hub de Empreendedorismo e Inovação de Pouso Alegre.