Unifei participa do III Seminário Nacional do ProfÁgua

O evento contou com a participação de equipe do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos da Unifei campus de Itabira.

Ao longo do evento, foram realizadas quatro sessões de pôsteres, nas quais os alunos apresentaram projetos de pesquisa para a avaliação de técnicos da ANA e de professores.

A troca de experiências foi importante para o aprendizado dos estudantes e para o fortalecimento do Singreh.

 

 Entre os dias 05 e 09 de agosto, uma equipe formada por 19 alunos e 03 professores do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) campus de Itabira, participou do III Seminário Nacional do ProfÁgua em Brasília – DF. Como principal objetivo, o encontro buscou integrar alunos, professores, gestores e parceiros dos diferentes polos do mestrado. O ProfÁgua conta com o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 Dentro da programação do evento, ocorreram quatro mesas redondas e dois bate-papos com especialistas da ANA. O seminário contou com a presença de 53 especialistas da agência, representantes das 14 universidades parceiras e integrantes do mestrado, 207 alunos e convidados de diversas instituições, inclusive do Banco Mundial.

 Durante o seminário, foram realizadas quatro sessões de pôsteres, nas quais os alunos apresentaram projetos de pesquisa para a avaliação de técnicos da ANA e de professores.

 Criada pela Lei nº 9.984 de 2000, a ANA é um órgão regulador dedicado a fazer cumprir objetivos e diretrizes da Lei das Águas do Brasil, baseando-se em regulação, monitoramento, aplicação de lei e planejamento.

 A troca de experiências entre discentes, professores e profissionais da ANA foi de grande relevância para o aprendizado dos alunos e para o fortalecimento do Sistema Nacional de Gestão e Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), por meio dos produtos elaborados pelos estudantes em todo o país.

 As instituições que compõem o programa de mestrado são: a Universidade de Brasília (UNB – Planaltina); as universidades do Estado de Mato Grosso (Unemat – Cuiabá), do Estado do Amazonas (UEA – Manaus/Parintins), do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – Rio de Janeiro) e Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp – Ilha Solteira); as universidades federais da Bahia (UFBA – Salvador), de Campina Grande (UFCG – Sumé), de Itajubá (Unifei – Itabira), de Pernambuco (UFPE – Recife), de Rondônia (Unir – Ji-Paraná), de Roraima (UFRR – Boa Vista), do Espírito Santo (Ufes – Vitória), do Rio Grande do Sul (UFRGS – Porto Alegre) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campo Mourão).

 Mais detalhes a respeito do seminário podem ser obtidos no site da ANA: https://ana.gov.br. E para obter mais informações sobre o ProfÁgua na Unifei, acesse: https://unifei.edu.br/gestao-regulacao-recursos-hidricos/.