Unifei promove curso de Gestão de Resíduos Industriais

Participantes do curso de extensão Gestão de Resíduos Industriais realizado na Unifei.

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) e o Grupo PET Energia, Petróleo Gás e Meio Ambiente da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) promoveram o curso Gestão de Resíduos Industriais.

O curso de extensão foi ministrado aos sábados, nos dias 18 e 25 de agosto e 01 de setembro, das 8 às 17h30, totalizando 24 horas de curso, no Centro de Educação (Ceduc) da Unifei. Na edição deste ano, 55 participantes concluíram o curso ministrado no campus de Itajubá, entre os quais estavam profissionais de nível técnico e superior de empresas instaladas no Sul de Minas e de outras regiões; alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação; profissionais liberais e servidores públicos.

O objetivo das aulas foi apresentar os princípios do Direito Ambiental inerentes ao setor industrial; o gerenciamento de resíduos industriais com base na Lei 12.305/2010 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos; a classificação dos resíduos industriais com base na ABNT NBR 10.004; as condições e os padrões para o lançamento de efluentes líquidos; os limites de efluentes gasosos; as tecnologias empregadas para a destruição térmica de resíduos; o coprocessamento de resíduos em fornos de cimenteiras; a disposição final de resíduos sólidos industriais; o licenciamento; a Lei de Crimes Ambientais e as penalidades previstas em caso de descumprimento da legislação.

Para o responsável pelo curso, professor Rogério José da Silva, do IEM, considerando as exigências legais do Direito Ambiental, é de suma importância capacitar pessoas para o gerenciamento correto de resíduos industriais, evitando a contaminação do ambiente, seja por contaminação da água, do solo ou do ar, bem como suas consequências.

Segundo o professor, esta atividade de extensão sob a forma de minicurso com 8 horas de carga horária cada um, conta com o apoio do Sistema Fiemg – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e será ainda ministrado nas seguintes cidades do Sul de Minas nos dias: 20 de outubro, no Auditório Senai de Varginha, e 10 de novembro, no Auditório da Fiemg Regional Sul, em Pouso Alegre.