UNIFEI promove dois cursos a distância de especialização para diretores e professores por meio de parceria com o MEC

Professores da UNIFEI presentes na aula inaugural do curso de Gestão Escolar realizada em 28 de setembro.

 Nos dias 28 e 29 de setembro, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizou, às 10 horas, aulas inaugurais dos cursos de pós-graduação em nível especialização de Gestão Escolar e de Metodologias Ativas para Docência na Educação Básica (MADEB), promovidos em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Diretoria de Políticas para Escolas Cívico-Militares (DECIM) da Secretaria de Educação Básica (SEB).

 Os eventos contaram com as participações do secretário de Educação Básica do MEC, professor  Mauro Luiz Rabelo; do diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares, coronel Gilson Passos de Oliveira, e dos professores da UNIFEI: Edson da Costa Bortoni, reitor; Edmilson Otoni Corrêa, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, e Maria Elizabete Vilella Santiago, diretora do Centro de Educação (CEDUC) da Instituição.

 No dia 28, ainda participaram da aula inaugural a coordenadora do curso de Gestão Escolar, professora Renata dos Santos, e o palestrante, professor Douglas Grzebieluka, diretor do Colégio Estadual Cívico-Militar Professor Colares, de Ponta Grossa – PR.

 Já no dia 29, participaram também a coordenadora do curso MADEB, professora Milady Renata Apolinário da Silva, e o coordenador do Programa Fulbright de Modernização do Ensino do Curso de Engenharia Eletrônica e palestrante, professor Rodrigo Maximiano Antunes de Almeida.

 O MEC está promovendo os dois cursos de especialização para diretores e professores que atuam no âmbito do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). As iniciativas fazem parte de um conjunto de ações implementado pela DECIM, com o intuito de aperfeiçoar o serviço prestado nas 202 unidades espalhadas em todo o país, focado na atual realidade dessas escolas.

Gestão Escolar

 A pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar tem a finalidade de capacitar os profissionais a assumirem sua função de maneira criativa e crítica, com respeito aos valores éticos e democráticos fundamentais ao gerenciamento de ambientes educacionais, considerando-se que o PECIM é um programa de gestão escolar.

 As 300 vagas disponibilizadas para o curso foram preenchidas e as aulas tiveram início em 29 de setembro. com duração total de 18 meses, sendo 12 meses dedicados para o desenvolvimento da disciplina e seis meses para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A formação contabiliza 490 horas de carga horária e deve potencializar, ao longo dos meses, a habilidade dos especialistas educacionais de executarem atividades administrativas e de prestação de serviços em variadas esferas da educação.

MADEB

 Com início também em 29 de setembro, o curso de pós-graduação lato sensu em Metodologias Ativas para Docência na Educação Básica tem foco nos professores das escolas cívico-militares. O objetivo é prepará-los no uso dessas ferramentas e de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), além de debater parâmetros teóricos e práticos para subsidiá-los às práticas inovadoras, proporcionando melhorias em sua atuação no universo de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

 O conceito é que, em médio e longo prazos, a formação influencie a atual realidade das escolas cívico-militares para transformar o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais motivador para o estudante e o professor. O curso com 700 vagas também tem duração de 18 meses e carga horária de 490 horas.