UNIFEI promove o curso Mulheres na Liderança em parceria com especialista norte-americana

Arte produzida para divulgação do curso Mulheres na Liderança realizado no ano passado.

Em 17 de agosto de 2020, Vaine Angelo e Amanda Denadai falaram sobre “O Poder do Autoconhecimento no Combate a Ansiedade”.

Em 24 de outubro de 2019, Vaine Angelo já tinha proferido, juntamente com Tracey Metzger, a palestra “Mulheres na Liderança – Superando Desafios”, no Auditório da Elétrica, na UNIFEI.

 

 A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) promoveu, durante o segundo semestre de 2020, sob a coordenação da professora Milady Renata Apolinário da Silva, do Instituto de Física e Química (IFQ), o curso Mulheres na Liderança, que teve como objetivo incentivar e capacitar suas participantes por meio de conteúdos digitais, palestras e mentorias.

 A iniciativa foi oferecida para toda a Universidade e a comunidade externa. Seus conteúdos foram desenvolvidos e apresentados pela especialista em liderança Vaine Angelo, CEO da Saddow Consulting Service, ex-diretora executiva e co-fundadora, respectivamente, das organizações não-governamentais norte-americanas For The Girls International (FTGI) e Leading Change Foundation.

 O curso fez parte do projeto Mulheres na Liderança, aprovado no edital 01/2020 da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), e a ideia de sua realização surgiu em uma conversa entre a professora Milady; Maria Geovana Paiva dos Santos Rodrigues, discente da UNIFEI, e Vaine Angelo, durante sua visita ao Brasil, em 2019, para o projeto Shine (PROEX-2019), quando estava representando a ONG FTGI.

 As palestras e conversas foram realizadas ao longo de 14 semanas, entre agosto e novembro de 2020. De acordo com a professora Milady, a dificuldade das idealizadoras de encontrar um sistema capaz de comportar mais de 400 inscritas foi solucionada pela disponibilidade da plataforma on-line Microsoft Teams, possibilitando que toda a comunidade da UNIFEI tivesse acesso ao curso.

 A especialista Vaine Angelo abordou diversos temas pertinentes para o aprimoramento pessoal, acadêmico e profissional das participantes, como desenvolvimento da inteligência emocional e inteligência social através do Energy Leadership Development System, gestão emocional pessoal e da equipe, comunicação dinâmica e resolução de conflitos, além de estabelecimento e alcance de metas em grupo.  As sessões de mentoria tiveram uma média de 150 participantes, sendo disponibilizadas toda sexta-feira entre 12h30 e 13h30, com dicas práticas.

 Ao final, as participantes que se mantiveram frequentes receberam um certificado da empresa de consultoria norte-americana Saddow Consulting Service. Ainda pensando na acessibilidade, a organização do curso legendou todos os vídeos gravados pela palestrante e disponibilizados às participantes.

 Além da professora Milady Renata e da aluna Maria Geovana, fizeram parte da organização do curso as discentes Amanda Maria Joaquim Campos, Andressa Florentino Labat Uchôas, Laís Nascimento, Pâmela Pires da Costa e Riane Borges Luiz.

 Oportunamente, o mesmo curso será ofertado para todo o Brasil, e por conta da parceria desenvolvida, a ONG Leading Change Foundation incentivará a participação de outras interessadas da Universidade, que poderão se inscrever no site www.geracaomulher.com/store, utilizando seu e-mail institucional na UNIFEI.

Homenagem

 Ao fim do curso, as organizadoras ainda promoveram uma homenagem a todos os voluntários e voluntárias que participaram do “Projeto Máscara para Todos Itajubá”, os quais se dispuseram a preparar máscaras de TNT e SMS, além de aventais, para distribuição a estabelecimentos hospitalares de Itajubá, agentes de saúde, clínicas de idosos e para a população em estado de vulnerabilidade socioeconômica.

 Na homenagem, os voluntários do projeto, que, segundo a professora Milady, estão sendo muito importantes no combate à disseminação do novo coronavírus em Itajubá, receberam mensagens junto a vasos de flor e a canecas.

Iniciativa anterior

 Sob a coordenação da professora Milady, em 24 de outubro de 2019, já tinha sido realizada na UNIFEI a palestra “Mulheres na Liderança – Superando Desafios”, no Auditório João Luiz Carneiro Rennó (Auditório da Elétrica), às 17h30. Contando com tradução em português, ela foi proferida também por Vaine Angelo, além de Tracey Metzger, diretora de desenvolvimento de liderança da Chick-Fil-A, uma das redes de fast food mais bem sucedidas nos Estados Unidos.

 Mais informações sobre o curso Mulheres na Liderança podem ser obtidas nas mídias sociais:

Instagram: @sougeracaomulher

Facebook: Geração Mulher