Unifei promove seleção de bolsistas para o projeto “Centro de Gestão e Monitoramento de Energia” em parceria com a empresa Advantech

Em maio passado, já havia acontecido uma reunião, envolvendo a Reitoria, a Proex, professores do ISEE e representantes da Advantech para apresentação do projeto CGME.

 Aconteceu na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no mês de agosto, a seleção para bolsas de estágio na empresa Advantech. Três bolsistas foram selecionados para o projeto que permitirá à Universidade analisar o consumo energético de uma de suas edificações, além de permitir aos pesquisadores desenvolver indicadores energéticos, analisar a situação do uso de energia elétrica do edifício e propor soluções de eficientização e gestão energética.

 A seleção foi feita por Hélcio Pinto, membro da Advantech do Brasil; Higor Carvalho del Vecchio, coordenador do projeto pela empresa, e pelo professor Roberto Akira Yamachita, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE), que coordena o projeto pela Unifei.

 Pelo fato de a bolsa ter a duração de 12 meses, foram selecionados alunos que apresentavam a possibilidade desse período mínimo de permanência na Unifei. Os escolhidos foram: Guilherme G. S. Oliveira, do curso Engenharia Eletrônica; Jonathan Fillipe dos Santos Lemes, de Ciência da Computação, e Vitor Sorci Ferreira, de Engenharia Elétrica.

 Além da bolsa de pesquisa, os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos em uma situação real e também desenvolver atividades em equipe para a implementação do projeto, pois uma atividade depende da outra.

 Em e-mail enviado à Secretária de Comunicação (Secom) da Unifei, o professor Akira destacou a importância do projeto desenvolvido com a Advantech, que por “ser uma empresa de tecnologia, vem buscando parcerias para desenvolver e divulgar ações no fornecimento de soluções e produtos incorporados e automatizados no meio acadêmico”.

O projeto

 Em maio passado, já havia acontecido uma reunião no campus sede da Unifei, envolvendo a Reitoria, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), professores do ISEE que atuam no Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) e representantes da empresa Advantech com o objetivo de apresentar o projeto de um laboratório de gestão e monitoramento energético focado em sustentabilidade e eficiência energética.

 Na ocasião, o engenheiro Higor Del Vecchio apresentou o projeto intitulado Centro de Gestão e Monitoramento de Energia (CGME), cujo objetivo é desenvolver um conjunto de ações para gerir e monitorar, de forma sustentável e eficiente, a energia da Unifei, tendo como ponto inicial o Conjunto I, composto pelo ISEE. A cobertura sobre essa reunião pode ser acessada em: https://unifei.edu.br/blog/multinacional-advantech-apresenta-projeto-de-iot-focado-em-gestao-e-monitoramento-energetico-para-a-unifei/