UNIFEI realiza 4ª aplicação do Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

Nos dias 24 e 25 de outubro, a UNIFEI realizou a aplicação da prova de proficiência CELPE-BRAS.

Foram atendidos, nessa edição, 60 candidatos de 25 países diferentes.

A equipe de aplicação da prova contou com a colaboração de servidores docentes e técnico-administrativos da UNIFEI.

 Entre os dias 24 e 25 de outubro, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizou a aplicação das provas da edição 2023/2 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS) no campus de Itajubá. Esta é uma ação estratégica da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) em conjunto com o Núcleo de Idiomas vinculado ao Centro de Educação (CEDUC), onde foram realizadas as provas, e tem como objetivo fortalecer as políticas de internacionalização da UNIFEI.

 O exame, regulamentado pela Portaria nº 1.350, de 25 de novembro de 2010, do Ministério da Educação (MEC) e desenvolvido e outorgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), é o único certificado dessa natureza reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil. 

 Desde 2021, a UNIFEI é um dos postos aplicadores oficiais dentre as Instituições de Ensino Superior (IES), representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa. Com esse certificado, estrangeiros podem dar início ao processo de naturalização no Brasil, solicitar vistos específicos, ingressar em cursos de graduação e programas de pós-graduação brasileiros, iniciar o processo de revalidação de diplomas, entre outras ações.

 A proficiência é avaliada a partir do resultado do participante nas duas etapas do exame. A primeira etapa – prova escrita – avalia, de forma integrada, a compreensão oral e imagética, a leitura e produção escrita em língua portuguesa. A segunda etapa – prova oral (interação face a face) – avalia o desempenho da compreensão e nas produções orais da língua, por meio de uma interação face a face. A avaliação da parte escrita é feita pela equipe do INEP e a avaliação da parte oral é feita por uma equipe composta por docentes e servidores técnico-administrativos da UNIFEI com formação em Letras e certificados pelo INEP.

 Foram atendidos, nessa segunda edição de 2023, 60 candidatos de 25 países diferentes, a saber: Alemanha, Argentina, Bolívia, Camarões, Canadá, China, Colômbia, Cuba, Egito, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Haiti, Honduras, Israel, Japão, Líbano, Marrocos, México, Nigéria, Peru, Rússia, Ucrânia e Venezuela. Também foram realizados atendimentos especiais para lactantes e pessoas com deficiência auditiva.

 Além disso, em ação inédita, repúblicas de estudantes da UNIFEI – Atécubanos, Instagrau, Maria Cuervo, Repecado e Xumingo – ofereceram hospedagem para 10 candidatos que solicitaram esse auxílio.

 A aplicação da CELPE-BRAS na UNIFEI é coordenada, a convite do CEDUC, pela professora Márcia de Souza Luz Freitas, do Instituto de Física e Química (IFQ), responsável pela disciplina de Português como Língua Estrangeira na UNIFEI. A coordenação adjunta é da servidora técnico-administrativa Cláudia Rosa Resende de Oliveira, da DRI, que desenvolve atividades junto aos discentes estrangeiros da UNIFEI.

 A equipe dessa aplicação contou com a colaboração das professoras Ana Carolina Sales Oliveira e Cibele Moreira Monteiro, ambas do IFQ/CEDUC, e dos servidores Adriana Cristine Silva Corrêa, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG); André Luiz Alves Dias e Paulo José Trombert de Oliveira, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PRGP); Daniella Ribeiro Lopes, da Diretoria de Serviços Gerais (DSG); Felipe Rodrigo de Moraes Mendes e Guilherme Ferreira Aniceto, da Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI); Flávia Fernanda Carvalho da Motta, da Pró-reitoria de Extensão (PROEX); Heloísa Helena dos Santos e Luzia de Sales Del-Ducca, da Reitoria; Isabela Rennó Goulart de Siqueira, da Pró-reitoria de Graduação (PRG); Marcelo Daige Prado Leite e Maura Regina Rennó Ferreira, do CEDUC; Pâmela Teixeira Ribeiro, da Secretaria de Comunicação (SECOM), e Raniella Orquiza da Silva, da Pró-reitoria de Administração (PRAD). O professor Leonardo de Paiva Fernandes também tem atuado na equipe como colaborador externo voluntário.