Unifei realiza a primeira Semana de Engenharia Mecânica

A Semec foi realizada pelo Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica e contou com a presença de diversos participantes.

O objetivo principal do evento foi apresentar aos alunos de Engenharia um pouco das experiências vividas no mercado de trabalho.

As atividades do evento aconteceram nos dias 7 e 8 de novembro, no campus sede da Unifei.

Em novembro, foi realizada, no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a primeira Semana de Engenharia Mecânica (Semec). O evento, organizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica (Camec), teve como tema “Seja o Engenheiro que toda empresa busca” e contou com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Prefeitura Municipal de Itajubá e da Fundação Theodomiro Santiago.

O intuito do evento foi aproximar os alunos que não presenciam ainda a Engenharia aplicada dentro de uma empresa e os profissionais já inseridos no mercado de trabalho, que possuem experiência na prática do dia a dia. Segundo os organizadores do evento, é necessário abordar o máximo de áreas possíveis a serem seguidas no ramo da Engenharia e expô-las para os alunos durante a graduação, o que facilita a escolha na hora de inserir-se no mercado de trabalho.

As atividades da Semec incluíram uma visita técnica a quatro empresas, minicursos sobre “Industria 4.0” e “Metamateriais” e estandes no térreo do prédio da Administração Central da Unifei, com a presença de parceiros da Camec. Também houve palestras no auditório no Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen), que contaram com a participação de vários ex-alunos do Curso de Engenharia Mecânica da Unifei. Por fim, foi realizada uma mesa redonda com o tema “Mulheres na Indústria”.

Para um dos organizadores da Semec, Bruno Azevedo de Lima, eventos como este trazem aprendizados únicos vivenciados fora da Universidade. “Só iremos viver essas experiências depois que estivermos trabalhando; por isso, é imprescindível que os alunos de Engenharia tenham alguma ideia do que os espera nas empresas, pois o mercado de trabalho está se tornando cada vez mais competitivo. Ter uma ideia do que está por vir é um meio de melhorar a forma de como lidamos com os problemas que surgem em nossas vidas”, afirmou Bruno.

Segundo informações do Camec, o evento contou com a presença de, aproximadamente, 100 pessoas, além de professores, ex-alunos e todos os membros da organização. Os organizadores afirmaram que evento alcançou o objetivo de trazer conhecimento aos alunos e também mostrar como a teoria estudada em sala de aula pode ser aplicada nos diversos ramos da Engenharia. Para eles, com a Semana de Engenharia Mecânica estruturada, podem ser aplicadas melhorias e acrescentadas mais atividades para compor as próximas edições, sempre com o foco de trazer, cada vez mais, conhecimento para os alunos.

Para mais informações sobre o Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica e a Semec, os interessados devem acessar: https://www.facebook.com/camecunifei/