UNIFEI realiza ações para conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama

A Caminhada Outubro Rosa foi organizada pelo Centro de Educação Física e Esportes (CEFE), a Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) e a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQ) da UNIFEI.

Os participantes da caminhada se encontraram em frente ao prédio da Administração Central da UNIFEI.

O objetivo da caminhada foi alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Ao fim da caminhada, foi promovido um momento de alongamento próximo ao Centro Poliesportivo da Universidade.

A Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQ) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizou, durante o mês de outubro, diversas ações voltadas para divulgar informações importantes sobre maneiras corretas de prevenir e até mesmo diagnosticar com antecedência casos de câncer de mama.

As ações foram organizadas pela DSQ com o apoio do Centro de Educação Física e Esportes (CEFE) e da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), envolvendo quatro campanhas de divulgação de informações relevantes sobre a prevenção e diagnóstico da doença e a Caminhada Outubro Rosa. Espera-se, com isso, alertar cada vez mais sobre hábitos que podem evitar a doença e formas de realizar um diagnóstico precoce para seu tratamento.

Atividades realizadas

Durante o Outubro Rosa de 2021, a DSQ realizou semanalmente campanhas virtuais de conscientização, pelos canais oficiais de comunicação da UNIFEI, com conteúdos informativos alertando sobre o perigo do câncer de mama para exemplificar atividades e hábitos que podem prevenir a doença, assim como procedimentos corretos para seu diagnóstico.

Além dessas campanhas, a DSQ promoveu a Caminhada Outubro Rosa, aberta à comunidade da UNIFEI e do município de Itajubá, como mais uma forma de alerta para a população. O evento foi planejado com as equipes da CAS e do CEFE e suas atividades foram conduzidas pelos técnicos desportivos Rafael de Paiva Pereira Thiers Vieira, Ricardo Melo Dias e Gabriel Dambros, com a finalidade de mostrar que simples atividades físicas podem ajudar na prevenção do câncer de mama.

Os participantes se encontraram em frente ao prédio da Administração Central da UNIFEI e, por volta das 8h30, partiram, com os organizadores, em direção ao Parque Municipal de Itajubá, onde realizaram uma volta ao redor do lago e retornaram para o campus sede. Ao fim da ação, foi promovido um momento de alongamento próximo ao Centro Poliesportivo da Universidade.

Por meio do CEFE, da CAS e da DSQ, a UNIFEI deve realizar também a Caminhada do Novembro Azul, conscientizando sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata. As informações sobre o evento serão divulgadas pelos canais oficiais da Universidade.

Câncer de mama e Outubro Rosa

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Outubro Rosa é um movimento internacional, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com o objetivo de disseminar informações importantes sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Anualmente, o movimento é celebrado pelo mundo para conscientizar a população em geral sobre os perigos da doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade por ela causada.

De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, havia, aproximadamente, 2,3 milhões de casos da doença estimados em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. Para o mesmo ano estavam previstos 684.996 óbitos, equivalendo a 15,5% dos óbitos por câncer em mulheres.

Segundo o INCA, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. A incidência e a mortalidade por câncer de mama tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos de idade. Por isso a DSQ da UNIFEI procurou evidenciar, no mês de outubro, ainda mais os perigos da doença e divulgar em massa informações relevantes para sua prevenção e diagnóstico.