UNIFEI realiza colações de grau virtuais para formandos do segundo semestre de 2020 dos campi de Itajubá e de Itabira

A UNIFEI transmitiu em seu canal no YouTube duas sessões remotas de colação de grau, nos dias 12 e 26 de março, para os formandos do segundo semestre de 2020 dos campi de Itabira e de Itajubá, respectivamente.

Siga o canal da UNIFEI no YouTube, no qual, entre outras informações, você pode acessar um vídeo institucional: http://bit.ly/CanaldaUNIFEI .

 

 Assim como já aconteceu em outubro de 2020, devido à pandemia da COVID-19, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) transmitiu em seu canal no YouTube duas sessões remotas de colação de grau, nos dias 12 e 26 de março, para os formandos do segundo semestre de 2020 dos campi de Itabira e de Itajubá, respectivamente.

 No dia 12 de março, às 16 horas, a colação foi presidida pelo reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni, e contou com as participações dos professores José Eugênio Lopes de Almeida, diretor geral do campus de Itabira, e Paulo Sizuo Waki, pró-reitor de Graduação, além da servidora Renata Santana Nepomuceno, assessora de Registro Acadêmico da Graduação de Itabira.

 A juramentista da turma foi Sara Jaine Maria Emerenciano e a oradora, Anna Paula Araújo Costa. Ao todo, 76 acadêmicos foram graduados como bacharéis nas Engenharias Ambiental, da Mobilidade, de Computação, de Controle e Automação, de Materiais, de Produção, de Saúde e Segurança, Elétrica e Mecânica.

 Já no dia 26 de março, às 14 horas, além do reitor e do pró-reitor de Graduação da UNIFEI, a colação contou com a presença da servidora Maura Regina Ferreira Rennó, assessora de Registro Acadêmico da Graduação do campus de Itajubá.

  Pedro Felipe Dominguite, do curso de Engenharia de Computação, fez o  juramento em nome dos formandos e Wellington Fabiano Santos de Oliveira, do curso de Matemática Licenciatura, foi o orador. Os dois estudantes receberam ainda, durante a colação, a láurea acadêmica por terem se destacado em seus respectivos cursos de graduação.

 No total, 301 discentes foram graduados como bacharéis e licenciados em Administração, Ciências Biológicas, Ciências Atmosféricas e Ciência da Computação; nas Engenharias Ambiental, de Bioprocessos, de Controle e Automação, Civil, de Computação, Elétrica, de Energia, Hídrica, Eletrônica, Mecânica, Mecânica Aeronáutica, de Materiais, de Produção e Química, e ainda de Física Licenciatura, Matemática Bacharelado, Matemática Licenciatura, Química Bacharelado, Química Licenciatura e Sistemas de Informação.

 Em ambas as colações, no início, foi exibido um vídeo em homenagem aos alunos da UNIFEI, que devido à pandemia, se encontram em atividades remotas em suas casas e repúblicas. Após a composição da mesa virtual, a abertura oficial foi feita pelo reitor e, na sequência, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro. Depois, um dos representantes da turma de formandos fez o juramento, que foi confirmado pelo reitor, ao conferir os respectivos graus aos formandos.

 Foram, então, anunciados os novos graduados em ordem alfabética de nome e de curso. Também foram exibidos videos com mensagens dos professores coordenadores de cada curso aos estudantes recém-graduados.

 Na sequência, o orador de cada turma apresentou sua mensagem em nome de todos os graduados. Também falaram o diretor do campus de Itabira (dia 12/03) e o pró-reitor de Graduação. Por fim, o reitor fez seu pronunciamento em nome de toda a Universidade.

 No encerramento de cada sessão virtual, foi lembrado aos novos graduados que a assinatura da ata de cada colação de grau seria feita digitalmente. Para isso, os novos graduados receberiam um tutorial por e-mail para assinatura eletrônica, bem como o certificado de conclusão do curso com a observação de que o diploma estava em fase de confecção. Também foi informado que o histórico seria atualizado com a data de colação de grau e poderia ser acessado pelo Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA).

 As colações de grau realizadas contaram com o apoio de servidores da Coordenação de Registro Acadêmico (CRA) de cada campus, no fornecimento de informações sobre os discentes e na condução de todo o processo de registro das conclusões de cursos; da Secretaria de Comunicação (SECOM), na elaboração de artes referentes aos formandos e professores coordenadores dos respectivos cursos de bacharelado ou licenciatura, na condução do evento e na coordenação do sistema de transmissão virtual, e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), no suporte técnico.

 A colação de grau virtual da UNIFEI campus de Itabira está disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=W4B1zkg5Smo&ab_channel=UniversidadeFederaldeItajub%C3%A1

 E a colação do dia 26/03 pode ser acessada em: https://www.youtube.com/watch?v=vMqxqyCrIWc&ab_channel=UniversidadeFederaldeItajub%C3%A1

 A UNIFEI parabeniza os graduados e deseja sucesso na nova etapa de suas vidas.