UNIFEI realiza diversos acordos de cooperação com universidades federais

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) tem firmado, nos últimos meses, acordos de cooperação com diversas unidades federais, os quais podem ser conferidos a seguir.

UFES

Este acordo tem por objeto a cooperação entre a UNIFEI e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) nas áreas do saber e de conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Engenharias e Química.

Ele contempla Engenharias, Tecnologias, Inovações e Empreendedorismo em Exploração, Explotação e Aplicação Final dos Recursos Naturais e Energéticos, bem como suas áreas conexas, envolvendo os recursos renováveis e os não-renováveis, visando ao fortalecimento, nas duas instituições, de ações conjuntas e de interesses comuns.

Neste contexto, busca-se o fortalecimento de atividades e a possibilidade de mobilidade entre os partícipes, em especial para os pós-graduandos e pesquisadores, visando ao desenvolvimento de projetos/programas de PD&I e de formação de recursos humanos, além de ampliação dos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação, em nível interestadual, nacional e internacional, nas áreas destacadas, respeitando interesses recíprocos e o regime de mútua cooperação.

O acordo procura promover a interlocução entre as instituições, criando um canal bilateral entre o Estado de Minas Gerais e a região Norte do Espírito Santo, onde se tem grande concentração de atividades petrolíferas terrestres. Também pretende-se captar recursos para desenvolvimento de ações conjuntas, incluindo recursos de PD&I provenientes de obrigações regulamentadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), como também através de editais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), d, de editais específicos (BNDES, CAPES, CNPq, CONFAP, FAPEMIG, FAPES, FINEP, IBP, Pré-Sal Petróleo S.A, PETROBRAS e UNESCO, dentre outros) e de outras fontes públicas ou privadas.

UNIFAL

O acordo firmado com a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) prevê o aperfeiçoamento na qualidade e melhorias nos processos seletivos feitos pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e por meio de transferências interna e facultativa (externa) e para portador de diploma.

O objeto do acordo de cooperação é a disponibilização dos sistemas utilizados pela Diretoria de Processos Seletivos (DIPS) da UNIFAL. Ela possui softwares que apresentam bons resultados e atendem à demanda da UNIFEI.

Para o correto funcionamento do sistema, está previsto que a UNIFAL cederá, além do código fonte do próprio software, o código LIB, que é um framework básico de desenvolvimento, criado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Como contrapartida, a UNIFEI coloca à disposição da UNIFAL a sua equipe de tecnologia da informação para auxiliar na implantação dos aplicativos dos programas e quando houver demandas pertinentes à Universidade.

A UNIFAL dará o suporte técnico necessário para que a equipe da UNIFEI realize a instalação e configuração inicial do sistema. As duas instituições devem designar servidores do seu quadro responsáveis pelo acompanhamento do funcionamento do acordo, realizando verificações quanto à correta execução das condições pactuadas.

O presente acordo tem vigência por um prazo de cinco anos, contados da data da assinatura das partes, podendo ser prorrogado e sendo a publicação do extrato deste Acordo de Cooperação Técnica efetuada no Diário Oficial da União sob a responsabilidade da UNIFEI.

UFERSA

Por intermédio do professor Antônio Carlos Ancelotti Junior, vice-reitor da UNIFEI, servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e Felipe Rodrigo de Moraes Mendes, recenseador institucional da Universidade, responsáveis pelo Censo, realizaram uma reunião com representantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) para alinhar um possível apoio.

Os servidores da DTI estão utilizando uma versão do software de envio de dados do Censo que já está previsto no contrato do Sistema Integrado de Gestão (SIG), desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), uma espécie de repositório de cooperação de todas as universidades que utilizam esse sistema, o que facilita e desburocratiza o fluxo de informações.

Matéria já veiculada no site da UNIFEI que trata de discussão de parceria entre as duas instituições de ensino para ampliar as oportunidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação pode ser conferida em: https://unifei.edu.br/blog/unifei-e-ufersa-discutem-parceria-para-ampliar-as-oportunidades-de-pesquisa-desenvolvimento-e-inovacao-nas-duas-instituicoes/

Congratulações à UFFS

Além da celebração de acordos com as universidades acima citadas, foi solicitado à Reitoria, em agosto passado, pelo professor José Juliano de Lima Junior, presidente do Comitê de Compatibilização dos Regimentos e Normas (CCRN) da UNIFEI, o envio de congratulações ao reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), professor Marcelo Recktenvald.

Segundo o professor José Juliano, a página do Boletim Oficial apresentada no site da UFFS é uma referência de excelente qualidade; atende às necessidades da UNIFEI, em conformidade ao Decreto nº 10.139/2019, e está servindo de modelo para a confecção da página Atos Normativos da UNIFEI.