UNIFEI realiza fórum em comemoração aos 10 anos de sua Ouvidoria

A UNIFEI realizou o 2º Fórum de Ouvidoria Universitária, com a presença de quatro palestrantes.

A professora Cristina Ayoub fez a palestra sobre “Ouvidoria universitária, o lugar da empatia”.

Gilberto Waller Júnior falou sobre assédio moral no trabalho em sua palestra.

Marcos Lindenmayer desenvolveu o tema “Ouvidoria pública: governança e democracia”.

Adriana Eugênia Alvim Barreiro falou sobre “Gestão de conflito no ambiente universitário para convivência ética”.

No dia 12 de dezembro de 2022, segunda-feira, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) promoveu de forma remota, entre as 9 e as 12 horas, o 2º Fórum de Ouvidoria Universitária, em comemoração aos 10 anos de sua Ouvidoria, cuja missão tem sido integrar pessoas, aprimorar processos, induzir mudanças e contribuir com o desenvolvimento institucional. O evento foi realizado por meio da plataforma StreamYard, com transmissão ao vivo pelo canal da UNIFEI no YouTube.

Com o objetivo de difundir a Ouvidoria como instrumento de gestão, governança e integridade, o Fórum contou com a presença de quatro renomados palestrantes da área de ouvidoria pública e teve como público-alvo as comunidades interna e externa da UNIFEI e de demais universidades e institutos federais.

Palestras

O reitor da Universidade, professor Edson da Costa Bortoni, e a chefe da Ouvidoria da UNIFEI e coordenadora do evento, Vera Lúcia Braga da Silva, fizeram o uso da palavra durante a abertura do Fórum, da qual também participou o vice-reitor, professor Antônio Carlos Ancelotti Júnior.

A primeira palestra foi feita pela professora Cristina Ayoub Riche, ex-ouvidora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que tratou sobre o tema “Ouvidoria universitária, o lugar da empatia”. Ela destacou em sua apresentação que uma unidade de ouvidoria visa compreender o cidadão e acolhê-lo, de forma pedagógica, em sua integralidade, com uma linguagem simples e acessível, reconhecendo seus anseios e especificidades. “A relevância de atuação da ouvidoria está não apenas no seu papel como instrumento para mitigar a assimetria de poder e assimetria comunicacional entre o cidadão e o Estado, buscando uma relação equilibrada entre os entes envolvidos, mas, também, como agente harmonizador das relações entre as pessoas, como propositores de novas narrativas, capazes de mover o pensamento e as ações em direção à plenitude da dignidade humana”, defendeu a professora.

Em seguida, foi a vez de Gilberto Waller Júnior, corregedor-geral da União, falar sobre o tema “Conversando sobre assédio moral no trabalho”. Depois, o ouvidor-geral da União interino, Marcos Gerhardt Lindenmayer, fez importantes considerações sobre “Ouvidoria pública: governança e democracia”.

A última palestra do Fórum, “Gestão de conflito no ambiente universitário para convivência ética”, foi conduzida por Adriana Eugênia Alvim Barreiro, ex-ouvidora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Após as palestras, houve uma mesa redonda com a discussão dos temas abordados, realizada com base em perguntas enviadas por quem acompanhou o evento pelo YouTube

10 anos da Ouvidoria

“Mesmo com suas agendas já ocupadas, nossos convidados não mediram esforços para estarem conosco nesta manhã. Este Fórum teve como marco legal a comemoração dos 10 anos da Ouvidoria da UNIFEI. Nossos palestrantes trouxeram para o debate temas que norteiam o dia a dia da nossa Universidade: Governança, Gestão e Integridade, entre outros. Com certeza este evento conseguiu responder muitos pontos das nossas inquietações cotidianas. Muito obrigada pela participação dos nossos palestrantes: professora Cristina Riche, Adriana Alvim, Gilberto Waller e Marcos Lindenmayer! Vocês fazem parte da nossa história”, disse a chefe da Ouvidoria da UNIFEI, Vera Lúcia Braga da Silva, ao fazer os agradecimentos no final do evento.

Durante a transmissão ao vivo, estiveram presentes simultaneamente 104 participantes, e até o momento da conclusão desta matéria, o vídeo do evento salvo no YouTube já tinha mais de 630 visualizações. A organização do evento emitiu certificados aos participantes.

Para acompanhar o evento na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=KzVZDBRv3J4